A temporada 2022 começou para o Flamengo da melhor forma possível. O Mais Querido venceu a Portuguesa-RJ por 2 a 1, nesta quarta-feira (26/01), no Estádio Luso-Brasileiro, pela primeira rodada da Taça Guanabara. Com a equipe formada apenas por atletas da base, Lázaro foi o herói da partida. O jovem, de 19 anos, marcou os dois gols e garantiu a vitória rubro-negra.
O jogo começou com tudo para o Flamengo. Logo aos 2 minutos, Matheus França pressionou na marcação no meio de campo e conseguiu recuperar a posse, que ficou nos pés de André. O centroavante avançou em velocidade, driblou o goleiro e foi derrubado na área, sofrendo o pênalti. Na cobrança, Lázaro bateu com categoria e abriu o placar. Foi o primeiro gol do jovem, de 19 anos, pelos profissionais.
A Portuguesa-RJ quase empatou aos 15. Sanchez foi ao fundo pela esquerda e cruzou rasteiro para Pirambu bater de primeira. O lance parecia que seria gol, mas Matheus Cunha fez uma defesa espetacular e salvou o Flamengo. Depois desse lance, o jogo ficou bem equilibrado, com o Mais Querido marcando pressão, mas sem nenhum dos times criar chances claras.
O rubro-negro voltou a assustar aos 30 minutos. Após triangulação, Thiaguinho achou Lázaro na área pela esquerda, que dominou e bateu cruzado. A bola passou rente à trave e o próprio André se jogou e quase alcançou para marcar. O Flamengo ainda chegou com perigo em cobrança de falta de Yuri de Oliveira, além de um lance que Marcos Paulo cruzou e o meia desviou, parando no goleiro adversário. Em outras jogadas, o time chegava próximo, mas pecava no passe final.
Na segunda etapa, o Flamengo, conduzido por Lázaro, começou com tudo. Primeiro, aos 7, o jovem aproveitou sobra na área, deu um lindo drible no meio de dois e cruzou de letra, com perigo. No minuto seguinte, o camisa 13 bateu da entrada da área com perigo. Já aos 9, Yuri avançou, tocou para França, que acionou o meia na ponta, para cruzar rasteiro na segunda trave. A zaga afastou e a bola sobrou com Thiaguinho, que finalizou com força, obrigando o goleiro a fazer grande defesa. Na sobra, Lázaro chutou de primeira e ampliou.
Entretanto, não demorou para a Portuguesa descontar. Aos 16, após batida de escanteio, o lateral-esquerdo Sanchez pulou livre no meio da área e cabeceou, fazendo 2 a 1. Três minutos depois, Fábio Matias fez a primeira troca. Tirou Lázaro, que sentiu câimbras, e colocou Werton. Aos 21, a Lusa chegou com perigo e quase empatou. Watson deu belo passe para Maikinho dentro da área, mas Matheus Cunha saiu bem e fez a defesa.
O jogo caiu um pouco de ritmo. Fábio Matias, então, botou Kayke David e Ryan Luka nos lugares de Igor Jesus e André aos 31. Quatro minutos depois, o Flamengo voltou a chegar na frente. Thiaguinho deu bela finalização da entrada da área, obrigando Carlão a fazer grande defesa. Werton não deixou a bola sair e rolou para Mathues França, que chutou de primeira, para fora.
A Portuguesa tentou uma pressão na reta final da partida e quase marcou aos 47. Victor Feitosa recebeu dentro da área, com liberdade e chutou, só que nas mãos de Matheus Cunha, que segurou. O Mais Querido também teve a chance de marcar, após linda jogada individual de Werton, só que Ryan Luka não conseguiu finalizar na área e o jogo terminou em 2 a 1.
Com o resultado, o Flamengo foi para a segunda colocação da Taça Guanabara, com o mesmo número de pontos que o Vasco, atrás pelo saldo de gols. Na próxima rodada, o Flamengo enfrenta o Volta Redonda. As equipes se enfrentam no sábado (29/01), às 18h, no Raulino Oliveira.