‘Bike’ de Arrascaeta, redenção de Diego e ‘4 a 0’ em ano de título: os duelos entre Flamengo e Ceará

Rubro-negro só sofreu três derrotas para os cearenses em Fortaleza

Diego Ribas foi protagonista do duelo em 2018. Foto: Cris Dissat

O Flamengo visita neste domingo o Ceará em jogo válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O rubro-negro possui vantagem nos confrontos contra o Vozão, considerando tanto jogos oficiais quanto incluídas as partidas amistosas. Mesmo assim o tradicional clube da capital do Ceará costuma ser um adversário indigesto para os cariocas. O DIÁRIO DO FLA relembra nessa reportagem alguns duelos marcantes entre os dois clubes na história.

Tem vaga? Jornalistas opinam como Andreas Pereira e Kenedy podem ser aproveitados

Acompanhe o Diário do Fla nas redes sociais

Facebook: https://www.facebook.com/diariofla
Twitter: twitter.com/fla_diario
Instagram: https://www.instagram.com/diariodofla_/

Apesar do bicampeonato brasileiro conquistado na temporada 2020, o Flamengo não conseguiu somar um único ponto contra o Ceará. Na partida pelo primeiro turno, o Fla foi derrotado por 2 a 0, o que interrompeu uma boa sequência de vitórias do time do técnico Domènec Torrent. No confronto pelo segundo turno, em pleno Maracanã, já sob o comando de Rogério Ceni, novo 2 a 0 para o time cearense. O jogo foi válido pela 29ª rodada e o resultado jogou muita pressão sobre o trabalho de Ceni.

No mágico ano de 2019 o Flamengo não tomou conhecimento do Ceará nos dois encontros pelo Brasileirão. Na partida disputada na 16ª rodada um lance que virou até marca de grife. O uruguaio De Arrascaeta marcou de bicicleta o terceiro gol na vitória por 3 a 0. O resultado colocou o Fla na liderança da competição pela primeira vez para não perder mais. No reencontro, válido pela 35ª rodada, o Flamengo entrou em campo já sabendo que era campeão. A partida “festiva” terminou em mais um show dos comandados de Jorge Jesus, com direito a hat-trick de Bruno Henrique.

Em 2018 um outro confronto frente o Ceará em Fortaleza que marca os rubro-negros. A equipe do Flamengo, comandada por Maurício Barbieiri, vinha oscilando na temporada, ameaçada de nova eliminação na fase de grupos da Libertadores e eliminada pelo Botafogo no Campeonato Carioca. No embarque para Fortaleza, torcedores tentaram agredir os jogadores e o meia Diego Ribas foi o alvo principal da ira dos vândalos. Na partida, Vinícius Júnior marcou duas vezes e Ribas finalizou a vitória. Na comemoração ele partiu em direção à torcida do Fla no Castelão, onde foi ovacionado. Na entrevista após o jogo disparou contra os protestos e declarou seu amor ao Flamengo. O Ceará deu o troco na partida de volta e venceu por 1 a 0 no Maracanã em uma falha clamorosa do goleiro Diego Alves.

O Ceará também pode se gabar de ter eliminado o Flamengo duas vezes da Copa do Brasil. Em 2005 pelas oitavas de final do torneio, uma das únicas três eliminações do rubro-negro nesta fase, após derrota por 2 a 0 no Rio e empate por 1 a 1 em Fortaleza. Em 2011 com Ronaldinho Gaúcho em campo o Vozão fez 2 a 1 no Engenhão e segurou um 2 a 2 no estádio Presidente Vargas, avançando assim para as semifinais do torneio.

A história registra 29 jogos entre Flamengo e Ceará na história. O rubro-negro venceu 13 vezes, foram nove empates e os cearenses triunfaram em sete oportunidades. O Mais Querido fez 45 gols no duelo e o Vozão 31. Enfrentando o adversário deste domingo em Fortaleza, foram 19 jogos, com nove vitórias do Fla, sete empates e três vitórias do Ceará.