‘Baile de favela’ é trilha sonora na prata de Rebeca Andrade na ginástica artística

A ideia do coreógrafo brasileiro surgiu durante as olímpiadas do Rio de 2016

Depois de muita luta, ginástica do Flamengo muda de patamar e vive seu auge
Foto: Ricardo Bufolin/ CBG

Rebeca Andrade conquista medalha de prata na ginástica artística ao som de ‘baile de favela’, em Tóquio 2020. O processo para introduzir o funk, de Mc João, na apresentação começou em 2016. Nesse meio tempo, Rhony Ferreira, coreógrafo da seleção brasileira, foi o responsável pelo desenvolvimento da ideia. Cinco anos depois, a ginasta Rubro-Negra fez apresentação impecável, que a colocou no pódio olímpico.

Ao entrar em contato com a música, o coreógrafo brasileiro teve o olhar crítico para perceber que o funk funcionava para animar o público.

“Achei sensacional e via como aquela plateia toda, batia a palma junto, cantava. Pensei: ‘Que bacana para a gente usar um dia justamente para levantar a galera, né?’. Fiquei com essa cartinha na manga”, disse Ferreira ao G1.

Siga Diário do Fla no Twitter

Ferreira então, precisava mesclar o funk paulista com outra música para fazer o contraponto durante a apresentação da atleta. Após incansáveis testes, o coreógrafo finalmente escolheu a obra de Johann Sebastian Bach, ‘Tocata e Fuga’. O responsável pelo desenvolvimento da ideia relata que achou original esta mistura de uma obra clássica com uma moderna.

“Cheguei na ‘Tocata e Fuga’, do Johann Sebastian Bach, que é tocado em órgão de tubo, uma coisa bem séria, bem. Achei original essa mistura de uma coisa tão clássica com outra tão moderna”. – Disse o coreógrafo.

Primeira vez que Rebeca ouviu a música da apresentação 

Primeiramente, ao ouvir a parte de ‘Tocata e Fuga’, Rebeca acreditava que não seria capaz de se apresentar com a obra escolhida. Entretanto, ao se deparar com a obra ‘baile de favela’, durante a exibição, a atleta se mostrou confiante sobre a escolha de Rhody Ferreira.

“Quando começou o ‘Tocata e Fuga’, ela já me olhou com o olho arregalado assim e disse ‘Nossa, não vou conseguir fazer, é muito forte”. Porém, “Quando começou a tocar o ‘Baile de Favela’, ela abriu um sorrisão e já começou a dançar com o fone no ouvido”. – relembra o coreógrafo.

Siga Diário do Fla no Instagram

Maestro não aprovava a ideia

O maestro Misa Jr. e a diretora musical Angela Moltenitrabalha trabalha com Rhody Ferreira na produção das músicas das atletas desde ‘brasileirinho’, de Daiane dos Santos. O pedido de de juntar Bach com Mc João foi uma surpresa para o maestro.

“Eu achei que realmente não iria conseguir achar caminhos que soassem bem musicalmente. Tanto que comecei a mentalidade de mostrar para o Roni que não ia ter uma conexão ali… Só que começou soar muito homogêneo, tem uma ligação, são tons menores, não teve tanto problema na mudança de ritmo e quando entrou o ritmo do funk deu um impacto maior ainda”, relata o maestro Misa Jr.

Pode vir mais medalha por aí

Rebeca conquistou a prata nesta quinta-feira na categoria individual da ginástica artística. Contudo, a atleta se consagrou como a primeira mulher a ganhar uma medalha olímpica na ginástica brasileira. Agora, ela ainda disputa o ouro em duas competições, no salto, neste domingo e no solo, nesta segunda.