Análise Tática: Flamengo x São Paulo

Equipes se enfrentam neste domingo, às 16h, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro

(Foto: Reprodução/Alexandre Vidal/Flamengo)

Flamengo e São Paulo se enfrentam neste domingo (25/07), às 16h, no Maracanã, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Mais Querido vem embalado, com duas goleadas seguidas e 100% de aproveitamento com Renato Gaúcho como técnico. O adversário, entretanto, vem complicando bastante a vida do rubro-negro recentemente. Ainda assim, o time carioca tem tudo para sair vitorioso.

Renato Gaúcho está há menos de duas no comando do Mais Querido, mas já mudou a cara do Flamengo. E não é apenas no sentido emocional. O time agora atua em um 4-2-3-1. Já com a bola, fica em uma espécie de 3-3-3-1 e é nesse aspecto que o jogo mais se diferencia ao do ex-técnico, Rogério Ceni.

Com o antigo treinador, o time também fazia a saída de 3. Entretanto, Ceni optava por recuar Filipe Luís ao lado dos zagueiros, já que Arão atuava na zaga e Diego de 1° volante. Já com Renato, Arão atua de 1° homem do meio campo e é ele quem recua na primeira linha, entre os defensores, para qualificar a saída de bola. Assim, os dois laterais tem mais liberdade para atacar.

Com isso, Isla e Filipe Luís ficam em uma linha na frente da zaga. Além disso, muitas vezes a equipe atua, com a bola, em uma espécie de 3-1-5-1. Isso porque, Arão recua entre zaga, Diego fica o 1° homem do meio, o chileno vira um ala-direito, Everton Ribeiro fica um meia-direita que centraliza, Arrascaeta atua centralizado, Filipe Luís constrói pela meia-esquerda e Bruno Henrique abre na ponta esquerda. Na frente, Gabigol fica com liberdade de se movimentar.

O time, assim, consegue construir com mais facilidade. Arrascaeta é peça chave. Centralizado, o meia cai pelos dois lados para ajudar na triangulação, seja com a dupla Isla/Everton Ribeiro, ou Filipe Luís/Bruno Henrique. Gabigol também se movimenta bastante, sempre explorando a infiltração para receber o passe final.

O São Paulo, por sua vez, deve jogar em um 3-1-4-2. A equipe, comandada por Crespo, atua com 3 zagueiros de ofício, sendo Arboleda, Miranda e Bruno Alves, tendo Liziero de primeiro volante. Igor Vinicius deve fazer a ala-direita, Gabriel Sara e Rodrigo Nestor centralizados e Wellington na esquerda. Na frente, o jovem e habilidoso Marquinhos, ao lado de Rodrigo Bueno.

O tricolor costuma jogar com linhas próximas, explorando a velocidade e a movimentação. A equipe que vai a campo, entretanto, está bem mista, com vários jogadores considerados titulares poupados. Além disso, o São Paulo não está bem no Brasileiro, dando mais foco ao mata-mata.

Então, o Flamengo entra como favorito para a partida e tem todas as condições para vencer. Para isso, a equipe precisa ter intensidade, marcar pressão e trocar passes rápidos, explorando a movimentação dos jogadores de frente e a triangulação pelos lados.