Análise Tática: Flamengo x Grêmio

Equipes se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h30, no Maracanã, pela volta das quartas de final da Copa do Brasil

(Foto: Reprodução/Alexandre Vidal/Flamengo)

Flamengo e Grêmio se enfrentam nesta quarta-feira (15/09), às 21h30, no Maracanã, pela volta das quartas de final da Copa do Brasil. A equipe vai a campo incentivada com a presença do público no estádio, mas com alguns desfalques. Além disso, devido à goleada por 4 a 0 na ida, há a possibilidade do Renato Gaúcho poupar mais atletas. Ainda assim, o Mais Querido tem tudo para conseguir outro bom resultado e o técnico pode aproveitar a chance para experimentar novas alternativas.

Renato Gaúcho não terá à disposição Filipe Luís, Diego, Kenedy, Arrascaeta e Bruno Henrique. O treinador deve manter a formação que vem atuando desde que chegou no Flamengo, com um 4-2-3-1. Vale destacar que, por mais que o time venha tendo grandes atuações e resultados, o Mais Querido ainda deixa um espaço no meio defensivo, muito devido ao estilo de marcação adotado pelo técnico, que precisa ter um combate individual forte. Com a entrada de Andreas Pereira na vaga de Diego, a equipe melhorou no aspecto, mas ainda deixou alguns buracos.

Então, Renato Gaúcho tem a oportunidade de tentar arrumar o quesito. Uma opção é manter Andreas Pereira, que é um jogador com muitas qualidades ofensivas, de 2º volante, como foi contra o Palmeiras, para ver se ele vai estar mais atento na parte defensiva. O treinador também pode botar Thiago Maia, que é um volante mais de marcação, ao lado de Arão. Não por acaso, sempre que ele faz essa alteração ao longo dos jogos, o time melhora na marcação, além de continuar com qualidade, pois Maia é bem técnico.

Para dar um descanso ao Arão e ver como o time atuaria sem o jogador, também seria interessante botar Thiago Maia de primeiro volante, junto com Andreas Pereira. Na frente, Everton Ribeiro costuma jogar pela direita. Sem Arrascaeta e Bruno Henrique, a tendência é que Vitinho atue centralizado e Michael na esquerda. Já de centroavante, Gabigol está liberado para atuar, mas também é uma boa oportunidade de colocar Pedro, para o atleta ganhar uma sequência e readquirir a melhor fase.

Outro atleta que pode ser poupado por Renato Gaúcho é Everton Ribeiro. Sem Bruno Henrique e Kenedy, uma opção interessante seria abrir Vitinho na direita, com Michael na esquerda. Dessa forma, a equipe vai ganhar mais velocidade pelos lados do campo. No meio, poderia adiantar Andreas Pereira para fazer a função do Arrascaeta, colocando dois volantes recuados, seja a dupla Arão e Thiago Maia, ou Thiago Maia e João Gomes.

Uma alternativa mais ousada e que mudaria as características do time, mas poderia ser um bom teste, seria a de mudar a formação para 2 centroavantes, com Pedro e Gabigol. Assim, ficaria em um 4-4-2, com Vitinho e Michael nas alas para fazerem a recomposição. Esta é uma boa partida para fazer a experiência. Caso dê certo, pode se tornar uma opção interessante para outros jogos, mesmo que seja ao longo dos confrontos.

A partida, então, será um ótimo confronto para Renato Gaúcho fazer alguns testes. Não só o primeiro jogo foi 4 a 0, como o próprio Grêmio vai com uma equipe alternativa. Além disso, mesmo se o técnico rubro-negro optar por botar vários reservas, o Mais Querido tem tudo para sair com a vitória. Para isso, precisa entrar focado, marcando com intensidade, sem deixar espaços na defesa, trocando passes rápidos e se movimentando no ataque.