Análise Tática Flamengo 3 x 0 Fortaleza: Vitória do elenco

Mesmo com nove desfalques, Mais Querido conseguiu grande resultado fora de casa

(Foto: Reprodução/Alexandre Vidal/Flamengo)

O Flamengo venceu o Fortaleza por 3 a 0, neste sábado (09/10), pela 25a rodada do Campeonato Brasileiro. O Mais Querido atuou com 9 desfalques, sendo 7 deles jogadores considerados titulares pelo técnico Renato Gaúcho. A atuação não foi das melhores, mas o rubro-negro conseguiu uma merecida e importante vitória, graças à força do elenco. Pedro e Michael, duas vezes, marcaram os gols da partida.

O Mais Querido não teve à disposição Isla, Arrascaeta, Everton Ribeiro e Gabigol, devido às convocações para as Eliminatórias da Copa, além de David Luiz, Gustavo Henrique e Diego, lesionados. De última hora, Diego Alves e Bruno Henrique, ambos com dores, também ficaram de fora. Então, o time era quase o mesmo que entrou em campo contra o Bragantino, só que com a volta de Filipe Luís para a lateral e Michael na vaga de Bruno Henrique pela ponta-esquerda.

Na partida anterior, o Flamengo mostrou muitas dificuldades de criação, muito devido ao posicionamento de Andreas Pereira, como meia-armador, e a atuação de Thiago Maia, de 2° volante. Existia uma expectativa para ver se Renato Gaúcho faria alguma alteração, como mudando a formação para um 4-3-3. Mas, o técnico manteve o 4-2-3-1 e o rubro-negro entrou em campo com: Diego Alves; Matheuzinho; Rodrigo Caio e Léo Pereira; Filipe Luís; Arão e Thiago Maia; Vitinho, Andreas Pereira e Michael; Pedro.

O primeiro tempo não foi dos melhores. O Flamengo até teve controle da partida. Thiago Maia e Andreas Pereira se entenderam melhor que no confronto anterior, participando mais do jogo. O Fortaleza, por sua vez, se fechou na defesa, em busca de uma bola na frente. Entretanto, o Mais Querido não conseguia criar jogadas de perigo. Vitinho e Michael não estavam bem, errando a maioria das jogadas, e o próprio Andreas não acertava o passe final.

A partida foi para o intervalo e o Flamengo tinha apenas 6 finalizações, sendo somente 2 na direção do gol, nenhuma delas com perigo. A maioria das tentativas, inclusive, foram em chutes de fora da área. A melhor chance foi do Fortaleza, em um dos raros lances que o time conseguiu atacar. Éderson deu belo lançamento do meio de campo para infiltração de Pikachu, que cabeceou de cobertura na saída de Gabriel Batista, mas para fora.

A segunda etapa começou com o Fortaleza assustando. Na saída, David fez bela jogada pela esquerda, passou por Matheuzinho e Rodrigo Caio, mas Léo Pereira travou na hora da batida, salvando o time. No escanteio, após desvio, a bola sobrou para Wellington Paulista na pequena área, que furou. Aos 10, Éderson chutou com força de fora da área, nas mãos de Gabriel Batista.

Até aquele ponto, o Flamengo estava com as mesmas dificuldades de criação. O time errava muito no último passe e os pontas perdendo a posse. Então, a bola parada fez a diferença. Aos 15, Andreas Pereira bateu escanteio na risca da pequena área, Felipe Alves saiu errado e Pedro cabeceou, abrindo o placar. Apenas 4 minutos depois, Andreas bateu falta rasteira, Éderson tentou cortar e jogou contra. O goleiro fez bela defesa, mas Michael pegou o rebote e ampliou.

O rubro-negro precisou de só mais dois minutos para matar o jogo, dessa vez sem ser em jogada de bola parada. Aos 21, Thiago Maia recuou para Rodrigo Caio, que lançou Matheuzinho na direita. Andreas Pereira se aproximou, o lateral tocou e correu. O meia, então, devolveu de primeira, em belo lançamento. O jovem ganhou na velocidade, foi até a linha de fundo e cruzou na medida para Michael fazer o terceiro.

Para matar de vez as chances do Fortaleza, no minuto seguinte, Ronald agrediu Rodrigo Caio no meio de campo e foi expulso. Depois disso, o Flamengo passou a cozinhar a partida e Renato começou a mudar o time. O treinador botou Kenedy no lugar de Vitinho aos 25 e, 5 minutos depois, tirou Rodrigo Caio e Thiago Maia para colocar Bruno Viana e João Gomes. Aos 38, Rodinei e Lázaro entraram nas vagas de Michael e Andreas. Kenedy passou a atuar pela esquerda e lá criou uma boa chance, recebendo lançamento de Arão e dando cruzamento rasteiro, só que ninguém marcou.

A partida terminou tranquila para o Flamengo. O time, então, não teve grande atuação, mas conseguiu matar a partida em 6 minutos e garantir uma vitória importantíssima, contra um adversário forte e fora de casa. O Mais Querido agora foca no confronto contra o Juventude, em que ainda estará bem desfalcado. O time vai precisar entrar focado e com bastante intensidade para conseguir outro resultado positivo.