Análise Tática de Flamengo x Coritiba: Jogo de volta da Copa do Brasil

Equipes se enfrentam nesta quarta-feira, pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil

Flamengo e Coritiba se enfrentam nesta quarta-feira (16/06), pelo confronto de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Este será mais um jogo em que o time vai estar repleto de desfalques. Diferente da partida de ida, a equipe não vai contar com Everton Ribeiro, mas terá Gerson a disposição. Ainda assim, o Mais Querido terá algumas alternativas táticas interessantes.

No jogo de ida contra o Coritiba, o Flamengo atuou em um 4-2-3-1, com Diego e João Gomes de volantes, Everton Ribeiro aberto na direita, Vitinho centralizado, Bruno Henrique aberto na esquerda e Rodrigo Muniz de centroavante. Entretanto, na vitória em cima do América-MG, no último domingo, já sem ER7 e com Gerson, a equipe atuou, com a bola, em uma espécie de 3-2-3-2.

Como a equipe está habituada, Arão, Rodrigo Caio e Filipe Luís fizeram a saída de bola. Diego e Gerson formaram a primeira linha do meio de campo. Na frente deles, Matheuzinho atuou como um ala pela direita, Michael pela esquerda e Vitinho centralizado. Bruno Henrique não jogou como um ponta, mas sim de segundo atacante, ao lado de Rodrigo Muniz. É bem provável que o time atue assim de novo.

Com os mesmos titulares, é possível imaginar outras formas do Flamengo jogar, principalmente se o Coritiba atuar tão recuado como na primeira partida. É possível que a equipe jogue no 4-2-3-1, recuando mais o Matheuzinho e dando liberdade para Filipe Luís atacar. Assim, Michael atuaria aberto na direita, Vitinho centralizado e Bruno Henrique na ponta-esquerda, com Rodrigo Muniz como referência.

Se for manter o esquema com a saída de bola de 3 jogadores e 2 atletas na frente, uma outra opção seria atuar em um 3-1-4-2, adiantando Gerson. Assim, Diego seria o primeiro homem do meio de campo, Matheuzinho faria a ala-direita, Michael a esquerda e o camisa 8 ficaria centralizado, ao lado de Vitinho, com Bruno Henrique e Muniz na frente.

São algumas variações interessantes do esquema, que podem servir para furar a defesa do Coritiba. Será importante ver também como o Coxa vai a campo contra o Flamengo. Caso repita a estratégia do jogo de ida, será perfeito para o Mais Querido. Isso porque, o técnico Gustavo Morínigo colocou um time mais técnico, porém muito lento.

Então, a equipe não conseguia ter a posse, porque é bem inferior tecnicamente do que o Flamengo, e também não tinha o contra-ataque. O resultado foi um jogo perfeito para o rubro-negro, que quase não foi ameaçado. No segundo tempo, com as entradas de Waguininho, Dalberto e Tailson, o time ficou mais veloz e levou mais perigo. Acredito que deva ser essa a estratégia do Coritiba para começar a partida desta quarta.

Ou seja, o Flamengo tem que ficar de olho no contra-ataque e não pode dar mole na defesa, pois deve ser um time mais veloz. Ainda assim, o Mais Querido tem uma equipe muito qualificada e com muitas boas opções táticas, mesmo com os desfalques. Então, se estiver focado e com intensidade, tem tudo para conseguir a tranquila classificação.