Análise tática de Flamengo 1 a 0 Palmeiras

Entenda como atuou o Mais Querido na vitória pela primeira rodada do Brasileirão

(Foto: Reprodução/Alexandre Vidal/Flamengo)

Flamengo e Palmeiras protagonizaram um ótimo jogo neste domingo (30/05), no Maracanã, pela primeira rodada do Brasileirão. O Mais Querido teve uma grande atuação, principalmente na segunda etapa, e começou com tudo a jornada pelo tri do Brasileirão. Além disso, o time teve algumas mudanças táticas interessantes e mostrou avanço em alguns setores na partida contra o clube paulista.

Sem Gabigol, que ficou de fora devido a uma indisposição gástrica, Rogério Ceni colocou Pedro de titular. O centroavante tem características diferentes do camisa 9, sendo um jogador mais de área, que faz o pivô, sem tanta movimentação quanto o Gabi. Assim, Rogério abriu mais Bruno Henrique, transformando-o em um ponta, não 2º atacante.

O time, então, com a bola, se portava em uma espécie de 3-2-4-1. Arão, Rodrigo Caio e Filipe Luís faziam a primeira linha; Diego e Gerson na segunda, com o camisa 8 avançando bastante; Isla fez a ala-direita, Everton Ribeiro a meia-direita, centralizando, Arrascaeta a meia-esquerda, também caindo para o meio, e Bruno Henrique a ala-esquerda. Pedro atuou na frente, de pivô.

Um ponto interessante do primeiro tempo foi a movimentação de Arrascaeta e Everton Ribeiro, que trocaram de posição algumas vezes, com o uruguaio caindo para direita as vezes e o camisa 7 na esquerda. Ambos, inclusive, jogaram bem mais centralizados do que o normal, atrás do centroavante. Foi assim que surgiram as duas principais chances na primeira etapa, todas com Pedro, recebendo enfiada de bola de um dos dois – primeiro com Arrascaeta, no começo do jogo, que parou em defesa de Weverton, e a segunda no passe de ER7, em que o centroavante chutou para fora.

Na segunda etapa não teve mudança de jogadores, mas de esquema. Rogério recuou mais o Isla, para fazer a linha de 4 na saída de bola, dando, assim, mais liberdade para Filipe Luís. Com o lateral-esquerdo avançando e Arrascaeta também caindo pela esquerda, Bruno Henrique se tornou um segundo atacante, que alternava entre fazer o corredor e entrar na área. O time, então, ficou em uma espécie de 4-2-2-2.

Nesse esquema, o Flamengo melhorou e Bruno Henrique foi o grande destaque. Time conseguiu criar várias oportunidades e, aos 29, o grande momento. O atacante recebeu passe de Gerson pela esquerda e arrancou, como nos melhores momentos de 2019. Passou por dois marcadores e deu o cruzamento rasteiro na medida, na segunda trave, para Pedro apenas empurrar para o fundo das redes. Equipe ainda teve outras boas chances de ampliar depois do gol.

Já no quesito defensivo, Rogério conseguiu chegar no segundo jogo consecutivo sem sofrer gols pela primeira vez na temporada. Tudo bem que Diego Alves teve uma grande atuação, mas a defesa também foi bem mais segura que em partidas recentes. Não sofreu nos 4 escanteios cobrados pelo Palmeiras, mesmo a bola aérea sendo um ponto forte do adversário. No primeiro tempo acabou levando alguns lançamentos nas costas, para a velocidade de Rony, com falha na linha de impedimento, algo que precisa ser concertado. Mas, neutralizou o time paulista na segunda etapa. O porco só voltou a atacar depois dos 35, mais no desespero, com chutes de fora da área.

No geral, uma partida muito boa do Flamengo, contra um adversário forte e que deve estar na briga pelo título do Campeonato Brasileiro. Equipe mostrou variações importantes no sistema, foi mais sólido na defesa e se impôs contra o Palmeiras. Ainda precisa de alguns ajustes e aumentar mais a velocidade/intensidade. Mas, no geral, uma atuação muito animadora do Mais Querido.