Além de histórico positivo jogando em Brasília, o Flamengo só perdeu duas vezes para times argentinos na Libertadores

Rubro-negro tem a vantagem do empate no jogo da volta pelas oitavas de final da competição

Além de histórico positivo jogando em Brasília, o Flamengo só perdeu duas vezes para times argentinos na Libertadores.
Arrascaeta em jogo contra o Bahia, pelo Campeonato Brasileiro. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo.

O Flamengo, sob o comando de Renato Gaúcho, aos poucos parece encontrar o seu caminho. Após um início atípico e cheio de críticas contra o Defensa y Justicia em Buenos Aires, o rubro-negro passou a ouvir uma série de comentários positivos a partir da goleada por 5 a 0 no Campeonato Brasileiro.

Nesta próxima quarta-feira (21), o Flamengo voltará a enfrentar a equipe argentina. Assim, o jogo de volta das oitavas de final da Libertadores acontecerá no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, às 21:30h. Depois da vitória por 1 a 0 na primeira partida, basta um empate para que a equipe carioca se classifique para as quartas de final.

Siga o Diário do Fla no Twitter

No entanto, a vantagem do empate não é o único ponto positivo para o time em relação ao próximo jogo. De acordo com o jornal esportivo Lance!, o Flamengo tem um bom histórico de atuações em Brasília.

Isso porque a última vez que o time perdeu lá foi há 5 anos. Mais especificamente em um jogo contra o Palmeiras que terminou no 2 a 1, válido pelo Campeonato Brasileiro 2016. Até então, foram 14 jogos, sendo 10 vitórias e 4 empates. Dessa forma, o time tem um aproveitamento de 81%. Além disso, o Mais Querido conquistou dois importantes títulos no Mané Garrincha: as Supercopas do Brasil 2020 e 2021.

Siga o Diário do Fla no Instagram

Flamengo contra Argentinos

Porém, existe um outro histórico positivo no que diz respeito às equipes argentinas. O Mais Querido só perdeu para os times do país vizinho duas vezes na Libertadores. Ao todo, foram 15 partidas, com 7 vitórias, 6 empates e 2 derrotas. Inclusive, uma dessas partidas foi a final de 2019, na qual o Flamengo consagrou-se bicampeão da competição. Além disso, o saldo de gols aponta: 27 marcados pelo rubro-negro e 16 sofridos.

Ainda segundo o levantamento, os números ficam melhores quando se analisa os jogos da Libertadores em que o carioca foi mandante contra os argentinos. Ao todo, foram 7 jogos: 4 vitórias e 3 empates; 16 gols marcados e 6 sofridos. Confira abaixo:

1982 – Flamengo 4 x 2 River Plate (Maracanã)
1991 – Flamengo 2 x 1 Boca Juniors (Maracanã)
2012 – Flamengo 3 x 0 Lanús (Engenhão)
2017 – Flamengo 4 x 0 San Lorenzo (Maracanã)
2018 – Flamengo 2 x 2 River Plate (Engenhão)
2020 – Flamengo 1 x 1 Racing (Maracanã)
​2021 – Flamengo 0 x 0 Vélez Sarsfield (Maracanã)

Enfim, o Mais Querido tem um excelente histórico a seu favor, além de uma grande equipe. Mas é preciso tomar cuidado, pois equipes argentinas podem surpreender na Libertadores.

Curta o Diário do Fla no Facebook