Zico e Júnior relembram grande fase do Flamengo na década de 80

Para Zico, auge do Mais Querido foi no Campeonato Brasileiro de 1982

Flamengo lança série documental sobre os 40 anos do Mundial de 1981
Zico e Júnior após conquista da Copa Intercontinental pelo Flamengo em 1981. Foto: Reprodução/Internet.

Durante uma participação no quadro “Duplas Espetaculares” no programa “Esporte Espetacular”, Zico e Júnior relembraram a grande fase do Flamengo da década de 80. Dessa forma, os ídolos do Mais Querido falaram ao jornalista Marcos Uchôa sobre aquele time histórico, que se eternizou nos cantos da torcida rubro-negra.

Siga Diário do Fla no Instagram

Apenas no período de 1980 a 1983, o Flamengo de Zico e Júnior conquistou 1 Campeonato Carioca, 3 Campeonatos Brasileiro (1980, 1982 e 1983), 1 Copa Libertadores, 1 Copa Intercontinental, entre outros. Assim, Júnior contou o que era aquele time, nas palavras de Marcos Uchôa, “iluminado”.

“Acho que começa em 1980 com o [Paulo César] Carpegiani ainda jogando com a gente. Ele teve uma importância muito grande. E o Raul, que chegou durante aquele período, trazendo a experiência. Naquela época, realmente, você tinha 6 ou 7 equipes, que disputavam o Campeonato Brasileiro. E se você olhar o Campeonato de 80, tinha pelo nosso lado cinco jogadores de Seleção e pelo lado do Atlético-MG também. Isso sem contar São Paulo e todas as outras grandes equipes”, disse Júnior.

Siga Diário do Fla no Twitter

Mas, para Zico, o auge do histórico elenco rubro-negro foi no Campeonato Brasileiro de 1982. Neste ano, o Flamengo chegou ao seu segundo título brasileiro, ao derrotar o Grêmio na final da competição.

“Em 82, eu acho que a gente estava realmente voando. E foi um ano que a gente vinha do título do Mundial e da Libertadores, e os adversários vinham com mais gana para cima da gente. Então, se a gente não estivesse naquele nível, a gente não teria conseguido o título. E aquele ano foi o ‘ano das viradas’, a gente sempre saia atrás nos jogos. Mas a gente estava mais preparado para as adversidades do que para as facilidades. Então, a gente se preparava de uma outra maneira”, contou Zico.

Curta Diário do Fla no Facebook