O Flamengo derrotou o Cuiabá neste domingo por 2 a 1 e se despediu do Maracanã na temporada 2023 da melhor forma. Depois da partida, o técnico Tite concedeu entrevista coletiva e, entre diversos assuntos,
”Dá para a gente fazer uma grande partida homenageando dois grandes ídolos. E fazer com que essa homenagem se converta em concentração, competitividade, desempenho e resultado, que não condiz com o que foi o jogo”, disse Tite, antes de emendar sobre escalação de Filipe Luís e Varela:
”Tática. Dois externos em amplitude, dois meias nos dois bolsões, um pivô e um sexto jogador agredindo que é um lateral construtor, o Filipe ou o Varela. O Varela comeu a massa quieto durante dez jogos e por méritos do grande jogador que é o Matheuznho, do grande jogador que é o Wesley, mas uma concorrência em alto nível”, complementou.
Confira outros trechos da coletiva de Tite:
Varela
”Excelência é a repetição. Ele fez um grande jogo, como a equipe fez um grande jogo. Que pena que ela não traduziu no placar a performance que ela teve”
Sonho do título
”Eu fiquei com a sensação de que nutri a esperança de que poderia brigar na última rodada pelo título. Porém não está definido aquilo que era o objetivo inicial quando nós sentamos, juntamente com a direção. Você tem o sonho e tem o real, a gente nutriu na medida que encostou na possibilidade do título. O real é a classificação direta para a Libertadores, esse está para a confirmação”
Conseguirá jogar com estilo funcional?
”A parte defensiva de uma ação é parecida com a de 2019. Era Rafinha e Filipe Luís. Nós temos tendência quando é Matheuzinho e quando é Varela. Exatamente a mesma. A parte ofensiva ela trouxe com Pedro de 9 a utilização de dois flechas do lado. Cebolinha, Bruno Henrique, Luiz. Eventualmente um articulador como Gerson, Everton Ribeiro, Victor Hugo. Você tem versatilidade nas utilizações, então o desenho tático passa por aí”
Filipe Luís falou sobre atuar no meio-campo?
”Nossa fase ofensiva é de um lateral construtor, e aí a gente utilizou o Filipe fazendo um articulador. “Vira pé”, porque ele esconde o passe até a última possibilidade que ele tem. Um jogador que tem uma qualidade técnica incrível e eu só desejo que ele tenha muita luz na sequência da vida dele”