Testes da Covid-19 evitaram a presença de 131 pessoas contaminadas nos estádios do Rio

Prefeitura do Rio divulgou os dados dos eventos-testes nesta sexta-feira (24)

'Clubes se unem contra o Flamengo, mas não se unem contra o calendário brasileiro', diz jornalista
Foto: Marcelo Cortes/CRF

A Prefeitura do Rio divulgou, nesta sexta-feira (24), o balanço dos 3 eventos-teste que ocorreram na cidade durante as últimas semanas. Desse modo, os dados indicam que apenas 131 pessoas testaram positivo para a Covid-19, e como resultado não puderam entrar nos estádios. Esse número representa 0,37% dos testados, grupo que inclui espectadores e trabalhadores da organização dos eventos.

O primeiro evento, foi a partida entre Flamengo e Grêmio pelas quartas de final da Copa do Brasil, no dia 15 de setembro. Nessa ocasião, 7.562 pessoas realizaram o teste e 68 apresentaram resultado positivo para a Covid-19, o equivalente a 0,9%. Esta foi a maior quantidade.

Siga Diário do Fla no Twitter 

O segundo evento, foi a partida entre Vasco e Cruzeiro pela Série B do Campeonato Brasileiro. Dessa vez, 549 pessoas foram testadas e seis estavam com Covid-19, totalizando cerca de 1,15%.

Por fim, o último evento aconteceu nesta quarta-feira (22), partida entre Flamengo e Barcelona SC, pela semifinal da Libertadores. A partida teve 57 testes positivos, entre os 22.478 avaliados.

Siga Diário do Fla no Instagram

Declaração

O secretário de saúde, Daniel Soranz, destacou que o processo de compra de ingresso estava ligado ao comprovante de teste negativo para a Covid-19. Desse modo, o processo de compra se finalizava apenas com a realização do teste nos laboratórios credenciados.

“Quem compra o ingresso e testa positivo não pode sequer retirar o ingresso e sai do laboratório com a recomendação de fazer o isolamento e não se dirigir ao estádio”, declarou o secretário.

Curta Diário do Fla no Facebook

Além disso, Soranz se mostrou surpreso com a emoção dos torcedores com o retorno aos estádios. Até o presente momento, apenas torcedores de Flamengo e Vasco voltaram para a arquibancada.

“A emoção das pessoas é impressionante. Elas estavam há muito tempo sem ir a um estádio. Estamos falando de Covid-19, proteção, mas as pessoas chegaram a beijar o chão do estádio. Parece brincadeira, mas são atividades que, para alguns setores da sociedade não são tão importantes, mas que são muito importantes para algumas pessoas”, encerrou Daniel Soranz