Sufoco! Arão é expulso, zaga falha, mas Fla empata com a LDU e está nas oitavas

Com um a menos desde os 15 minutos, time sofre virada, mas Gustavo Henrique garante a classificação. Ceni poupou vários titulares e a equipe atuou em uma espécie de 3-5-2

Flamengo e LDU se enfrentaram nesta quarta-feira (19/05), às 21h, no Maracanã, pela penúltima rodada da fase de grupos da Libertadores. O rubro-negro entrou em campo precisando de um empate para se classificar, já que o Vélez venceu o Unión La Calera. Parecia que seria um jogo tranquilo, com o time carioca tendo uma grande oportunidade logo aos 5 minutos. Mas, Willian Arão foi expulso aos 15 do primeiro tempo e a partida mudou. O Mais Querido chegou a abrir o placar, com Pedro, só que sofreu a virada. Com um a menos, a dificuldade de criação estava enorme. Então, quando parecia que não ia sair mais gols, Arrascaeta bateu falta na cabeça de Gustavo Henrique, que garantiu a classificação.

Pensando na final do Carioca contra o Fluminense, o técnico Rogério Ceni poupou vários titulares. Colocou o time com Bruno Vianna, Gustavo Henrique e Léo Pereira na zaga, Arão de volante, Matheuzinho aberto na direita, Vitinho na esquerda e Pedro no ataque. Com isso, Isla, Filipe Luís, Diego, Arrascaeta e Bruno Henrique foram poupados e a equipe atuou em uma espécie de 3-5-2.

O time começou muito bem. Logo aos 5 minutos, Gabigol deu linda enfiada de bola para Gerson, que infiltrou na área, na cara do goleiro. O meia bateu, mas foi na trave, sendo uma chance incrível desperdiçada. Mas, a estratégia rapidamente teve que mudar. Isso porque, aos 15 minutos, Willian Arão, que estava celebrando os 300 jogos com a camisa do Flamengo, tentou chutar a bola, errou e acabou acertando o rosto do adversário. O árbitro expulsou o jogador na hora.

O jogo virou outro. Rogério Ceni tirou Everton Ribeiro e botou João Gomes. Mas, o Flamengo não ficou todo fechado. Mesmo com 1 a menos, o time tentou manter a posse de bola. Então, aos 30, Matheuzinho recebeu na direita e cruzou na área. Pedro lutou por ela, conseguiu dominar, tirou do zagueiro e deu um toque de leve, que passou pelo goleiro. O zagueiro ainda tentou afastar, mas a bola entrou e o juiz deu o gol.

(Foto: Reprodução/Alexandre Vidal/Flamengo)

Entretanto, nem deu para o Flamengo comemorar direito. Três minutos depois, a LDU bateu escanteio para trás e cruzou. Gustavo Henrique não alcançou, Gerson não pulou e Guerra apareceu no meio deles para cabecear, livre, sem chance para Gabriel Batista. Aos 43, quase o segundo gol do time equatoriano. o camisa 8 do Flamengo perdeu uma bola na entrada da área e Amarilal recebeu sozinho, na cara do goleiro. Entretanto, por sorte do rubro-negro, o jogador chutou para fora. No último lance da primeira etapa, Gabigol fez boa jogada, Vitinho bateu prensado, Pedro arrumou e Léo Pereira chutou de fora da área. A bola desviou e o goleiro fez uma defesa incrível.

O Flamengo voltou do intervalo com duas alterações. Ceni tirou Gabigol e Léo pereira, para botar Bruno Henrique e Ramon. Mesmo com um a menos, o time tinha a posse, mas não estava conseguindo criar. Assustou com um cruzamento de Ramon, que foi na direção do gol e o goleiro fez boa defesa, e em cabeçada de Gustavo Henrique para fora. Entretanto, Muñoz cruzou da direita, Amarilla arrumou de peito para Johjan Julio, que dominou passando por Bruno Vianna, chutou com força e estufou as redes.

Ceni, então, mudou novamente. Tirou Gerson e Vitinho, para entrada de Arrascaeta e Diego. O Flamengo foi pra cima. Aos 24, Matheuzinho arriscou de fora da área e obrigou o goleiro a fazer grande defesa. O time, entretanto, parou de criar. O jogo ficou morno e parecia que não sairia gol. Então, aos 42 minutos, Bruno Henrique tentou cruzar na área e a bola bateu na mão do adversário, próximo da área, pela lateral. Na cobrança da falta, Arrascaeta botou a bola na cabeça de Gustavo Henrique, que cabeceou com força, no alto, sem chances para o goleiro, que ainda tocou na bola, mas não conseguiu evitar.  A LDU tentou um abafa nos minutos finais, mas sem efeito.

Com o empate, o Flamengo chegou a 11 pontos, permanece na primeira colocação e garante a classificação antecipada para as oitavas de final. Na próxima rodada, o rubro-negro enfrenta o Vélez, na quinta-feira da semana que vem (27/05), às 21h, no Maracanã. Antes, porém, o Mais Querido tem a decisão do Campeonato Carioca contra o Fluminense, no sábado (22/05), também no Maraca.