Sampaoli se contradiz ao falar sobre estilo de jogo da equipe

Em seu blog, o jornalista André Rocha falou sobre a adaptação do Mengão ao treinador, e vice-versa

Foto: Gilvan de Souza

Jorge Sampaoli já enfatizou em entrevistas que os jogadores precisam se adaptar às suas ideias táticas e de jogo. No entanto, essas declarações entram em contradição com críticas que ele fez no passado ao então técnico do Flamengo, Paulo Sousa, quando destacou a importância de o comandante respeitar as características do elenco, e não o contrário.

Essa situação coloca Sampaoli em um dilema, uma vez que ele precisa decidir entre continuar a insistir em seu estilo de jogo, que parece ter resultados incertos, ou fazer concessões e ajustes para se adequar ao elenco disponível, como aconteceu com a dupla de ataque Gabigol-Bruno Henrique nos tempos de Jorge Jesus, em um esquema com losango no meio-campo.

De acordo com o jornalista André Rocha, o Flamengo tem demonstrado inconsistência e falta de identidade sob a direção de Sampaoli. A única partida em que o time realmente adotou o estilo intenso e de pressão do treinador foi o empate sem gols com o Fluminense na Copa do Brasil, em que se viu uma equipe dominante em todas as partes do campo.

Para o jornalista, nos outros jogos, a equipe parece estar em uma posição intermediária entre as demandas de Sampaoli e o que os jogadores são capazes de executar. Isso é especialmente desafiador em um ano que sucede uma temporada tão bem-sucedida, como foi 2022.