Saiba como a diretoria do Flamengo avalia o trabalho de Paulo Sousa

Treinador e jogadores não estão falando a mesma língua

Saiba como a diretoria do Flamengo avalia o trabalho de Paulo Sousa
Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

O relacionamento entre Paulo Sousa e jogadores do Flamengo não é dos melhores e tem agitado os bastidores do clube. De um lado um grupo multicampeão, mas que parece estar rachado, e do outro treinador e comissão técnica, que viram com a missão de reformular o elenco e fazer o time voltar a levantar taças. Porém, a comunicação não tem existido entre as partes e o momento é de crise.

Siga o Diário do Fla no Twitter

Marcos Braz foi um dos responsáveis diretos pela contratação de Paulo Sousa e tem demonstrado apoio interno e publicamente ao treinador. A diretoria rubro-negra não pretende demitir o português e o jornalista Rodrigo Mattos, do portal “UOL”, revelou como o trabalho do técnico é avaliado pelos dirigentes do Flamengo.

“Durante os três meses de Estadual, Paulo adotou seu esquema com 3-4-3 e muitas variações de posições dos jogadores. Alguns dos atletas têm apresentado dificuldade de assimilar o esquema, o que é reconhecido internamente e em declarações do técnico. A avaliação no Flamengo é de que não seria fácil de fato adaptar o time ao novo sistema. O entendimento é que, para isso, os treinos têm sido bem executados, intensos, com objetivo definido. Mas nem todos os jogadores aprenderam na mesma velocidade, João Gomes é visto como alguém que se adaptou. Marinho tem se esforçado para aprender, mas foi bastante criticado no início.”

Siga o Diário do Fla no Instagram

“E, na visão interna, houve evolução do Flamengo em alguns quesitos. O time melhorou seu desempenho defensivamente, seja em bolas paradas, seja na proteção da própria área. São citados os jogos diante do Vasco em que o time quase não sofreu finalizações. No primeiro jogo diante do Fluminense, também é ressaltado o mesmo aspecto até os dois lances finais, com erros individuais. Essas semifinais também mostraram um Flamengo pouco produtivo ofensivamente. Há um reconhecimento de que essa área tem que evoluir.”

Curta o Diário do Fla no Facebook

“O segundo jogo diante do Fluminense é visto como um ponto fora da curva. Há um reconhecimento de que o time esteve desorganizado. Internamente, não é visto como má vontade dos jogadores com o esquema, mas admite-se que corriam errado. Outro ponto para a temporada é que a reformulação do elenco rubro-negro pensada ainda não teve impacto. Dos cinco contratados, Santos, Pablo e Airton Lucas não estrearam”, opinou Rodrigo Mattos, do portal “UOL”.

O desempenho do Flamengo tem deixado os torcedores revoltados. Antes do embarque para o Peru, membros das organizadas foram ao aeroporto protestar, mas não conseguiram entrar com os jogadores. Diante disso, Marcos Braz marcou um encontro entre as organizadas e o elenco na quinta-feira, no Ninho do Urubu.