Sabia? Flamengo vive situação atípica contra o Del Valle desde 2019

É apenas a quinta vez no período em que o time inicia com derrota o mata-mata. Nas quatro anteriores, conseguiu a virada em duas

Flamengo
Marcelo Cortes/CRF

Nesta terça-feira, o Flamengo pode levantar a primeira taça do ano. Isso porque enfrenta o Independiente Del Valle, do Equador, pela Recopa Sul-Americana. No entanto, a tarefa não será fácil, pois como perdeu por 1×0 o confronto de ida, precisa reverter a situação, se quiser dar a alegria ao torcedor rubro-nebro. Nesse sentido, o Fla viverá uma situação que não está acostumado nos últimos tempos.

A derrota para o Independiente del Valle foi apenas o quinto revés no jogo de ida em fases eliminatórias desde 2019. Agora, o Rubro-Negro precisa repetir o que fez contra o Emelec, em 2019, e contra o Atlético-MG, em 2022, para levantar a taça no Maracanã.

Foram no total de 2019 até agora, quatro mata-matas que o clube carioca saiu atrás no cofronto de ida e em apenas dois, o rubro-negro não reverteu o placar: Contra o São Paulo, pela Copa do Brasil, em 2020 e com o Fluminense, na final do Campeonato Carioca, em 2022.

O Flamengo já disputou 61 jogos de fases eliminatórias (ida e volta) desde 2019. O recorte é esse já que o atual elenco começou a ser montado naquele ano. São 41 vitórias, 13 empates e sete derrotas – ao todo, 74,3% de aproveitamento.