O Flamengo enfrenta o Palmeiras no domingo (12/09), às 16h, em São Paulo, pela 20ª rodada do Brasileirão. Além de ser um confronto entre protagonistas dos últimos anos do futebol sul-americano, a partida marca um duelo de dois dos principais treinadores dos últimos anos: Renato Gaúcho e Abel Ferreira. Ambos têm ótimos números e são multicampeões, mas com estilos de jogo bem diferentes.
Renato Gaúcho, de 59 anos, é um técnico com bem mais experiência. Enquanto Abel Ferreira, de 42 anos, começou a treinar equipes profissionais em 2016, no Braga, de Portugal, o atual treinador do Flamengo iniciou a carreira 20 anos antes, em 1996, no Fluminense. Esta não é a única diferença deles. O brasileiro tem uma filosofia de jogo ofensiva, buscando sempre a posse de bola e muitos gols. Já o português atua de forma reativa, com defesa sólida e buscando sempre as jogadas de velocidade e bolas longas.
O primeiro grande trabalho de Renato foi no Fluminense, em 2008, quando chegou na final da Libertadores. Depois disso, oscilou na carreira, passando por Vasco, o próprio Flu, Grêmio e Athletico, até retornar ao tricolor gaúcho em 2016, onde teve o período de maior destaque. Lá, o técnico ficou por 5 temporadas, conquistando 1 Libertadores e 1 Copa do Brasil, além de ter chegado em 3 semifinais do torneio sul-americano e em 4 do nacional. Ao todo, foram 163 vitórias em 311 jogos.
Já no Flamengo, Renato Gaúcho está com um começo avassalador. Em 13 partidas disputadas, o técnico tem 11 vitórias, 1 empate e apenas 1 derrota, com incríveis 45 gols marcados e 10 sofridos. Além disso, dos 11 jogos em que venceu, 8 foram com goleadas. O treinador está mostrando um apetite enorme ofensivo, solidez na defesa (não sofreu gol em 6 dos 13 confrontos) e vem mostrando uma característica diferente do que apresentava no Grêmio, que é a de disputar todas as competições com a mesma vontade, ou seja, sem deixar o Brasileiro de lado para focar no mata-mata.
Abel Ferreira, por sua vez, começou no Braga, onde ficou por 2 temporadas inteiras no time principal, obtendo bons resultados. Em 2019, foi para o PAOK, da Grécia, em que teve como maior feito a classificação para a Liga dos Campeões, eliminando em 2020 o Benfica de Jorge Jesus na fase preliminar. Depois disso, foi contratado pelo Palmeiras, em que está vivendo o auge da curta carreira. Na última temporada, mesmo pegando no meio, conseguiu ajustar a forma do time jogar e foi campeão da Libertadores e Copa do Brasil – justamente em cima do Grêmio de Renato Gaúcho.
Neste ano, o português começou de forma turbulenta. Depois de ficar apenas em 4º no Mundial, perdeu a Supercopa do Brasil para o Flamengo, a Recopa Sul-Americana para o Defensa y Justicia e foi eliminado da Copa do Brasil para o CRB. O Palmeiras conseguiu se recuperar, chegou a liderar o Brasileirão e está na semifinal da Libertadores, com direito a um 3 a 0 em cima do São Paulo nas quartas. Entretanto, o rendimento caiu no Brasileirão. Nas últimas 5 rodadas a equipe teve apenas 1 vitória, justamente na última partida, contra o Athletico.
Ao todo, Abel Ferreira tem 85 jogos pelo Palmeiras, com 47 vitórias, 16 empates e 22 derrotas, com 136 gols marcados e 77 sofridos. Na atual temporada, são 48 partidas disputadas, com 27 vitórias, 7 empates e 14 derrotas, sendo 80 gols marcados e 44 sofridos. Dá para ver uma queda de rendimento nos números em relação à anterior.
Pelos números, Renato leva a melhor que Abel Ferreira, principalmente levando em consideração apenas os do treinador no Flamengo. A partida em si será bem interessante de ver. Além de ser uma disputa entre dois dos principais treinadores e elencos do continente, são estilos bem diferentes, então vai ser um embate, no mínimo, curioso de assistir.