Renato Gaúcho comemora classificação e ressalta: ‘Nosso objetivo é sempre vencer’

Treinador também frisou que sua equipe sempre respeita qualquer adversário

Renato fez a primeira lambança como técnico do Flamengo, opina comentarista
Alexandre Vidal / Flamengo

Flamengo goleou o Olimpia por 5×1 e está classificado para a semifinal da Libertadores. O treinador Renato Gaúcho, após o fim da partida, concedeu entrevista e avaliou a classificação do Mais Querido.

Siga o Diário do Fla no Twitter

Siga o Diário do Fla no Instagram

Provocações

“Eu converso bastante com o grupo durante a semana justamente para que não entrem em provocações do adversário, até porque nós temos um grupo forte e bom. Nosso objetivo é sempre vencer para que a gente vá passando de fase e a gente chegou bem numa semifinal, respeitando qualquer adversário, seja o Barcelona, seja o Fluminense. É tentar passar também para que a gente possa ir para a final. Não entrar em provocações porque a gente sabe que o cartão amarelo ou o vermelho pode fazer a diferença na semifinal. Sempre peço calma para eles e peço sempre para que eles não provoquem o adversário e a minha equipe não provoca, minha equipe tem sempre o maior respeito pelos adversários e o maior respeito que a gente pode ter é fazer gols e é isso que a gente tem feito”.

Gabi marcando de cabeça

“É importantíssimo para o grupo. Ele vem fazendo muitos gols, vem ajudando a equipe. Eu procuro sempre dar conselhos, corrigi-lo, para que cada vez ele faça mais gols. Ele é um dos jogadores que garante o emprego do treinador. É um jogador de Seleção Brasileira. É importante ele fazer gols, não só de perna esquerda. É importante ele fazer gols de perna direita também, fazer gol de cabeça, dar assistência para os companheiros e ele tem feito isso. Então, a gente fica feliz e eu espero como treinador, que ele possa continuar a fazer gols e com isso  a gente vai avançando nas competições e consequentemente, a gente vai chegando ao nosso objetivo”.

Placar agregado de 9×2 em uma quartas de final

“Acho que o Arão foi muito feliz na resposta dele. Nós temos um grupo que joga sempre para vencer. No nosso grupo, a gente treina bastante, a gente cria bastante nos jogos e o mais importante de tudo é que a gente está tendo um aproveitamento muito bom com as chances que aparecem. Então, a gente treina para isso, a gente joga para isso, a gente busca os resultados para isso. Isso é trabalho de todo mundo. É o que eu falei, são jogadores diferenciados, jogadores a nível de Seleção Brasileira. Enfim, é importante ter esses tipos de jogadores, são jogadores acima da média, que criam bastante e que, como eu falei, o mais importante de tudo é que a gente crie a maioria das oportunidades”.

Decisão no Uruguai

“A gente não tem que pensar na decisão no Uruguai. Lógico que o objetivo é esse, mas nós temos uma semifinal pela frente e não acho que o Flamengo seja favorito não. A gente vai respeitar, como já falei, tanto o Barcelona, como o Fluminense. Eu acho que o mais importante de tudo foi que o Flamengo fez a parte dele. Nós estamos na semifinal e a partir daí, a gente espera o nosso adversário amanhã. Ver o que vai acontecer no jogo deles. Sabemos que independente do resultado, é mais uma partida de 180 minutos. Nós vamos enfrentar muitas dificuldades, mas tanto o Barcelona, quanto o Fluminense, vão chegar na semifinal. É o mesmo objetivo do Flamengo. É buscar a vitória para passar de fase e chegar numa final. E o Flamengo pensa dessa forma. então, são mais 180 minutos. Volto a repetir, independente do resultado, para o futebol brasileiro, para o futebol carioca, seria bom o Fluminense, mas o Barcelona também tem todo o nosso respeito. Acho que o mais importante de tudo é que o Flamengo carimbou o passaporte dele para a semifinal e agora vamos aguardar o nosso adversário”.

Procura constante por gols

“Independente do elenco, é uma exigência que eu faço para o meu grupo. Eu cobro muito isso deles. Eu falei isso no início da entrevista, o maior respeito que se pode ter pelo adversário é você fazer os gols. Sem tirar onda, sem dar chapéu, sem dar caneta e nisso, o meu grupo é muito sério. Meu grupo cria bastante, tem aproveitado as oportunidades. Então, se tem a chance, tem que fazer gols. Eu acho que esse é o objetivo, até porque, quanto mais gols a gente fizer, mais tranquilidade vai dar para toda a equipe”.

Número alto de goleadas do Flamengo

“A gente sempre trabalha para vencer. Eu sempre falo para eles entrarem ligados. 1×0 já era goleada. É que meu cria bastante a gente tem aproveitado as oportunidades. Isso que é o mais importante. A gente não desperdiça tanto. A gente cria bastante e faz os gols. Então, com respeito a todos os nossos adversários, nosso grupo é forte. Por isso que a diretoria e o presidente montou esse grupo justamente para brigar por títulos”.

Flamengo ficando mais letal com a chegada de reforços

“Independente do clube, independente do grupo que você tem, toda vez que a diretoria ou o presidente puder me dar reforços, ele será bem vindo porque quanto mais forte o nosso grupo tiver, mais chances a gente tem de conquistar. Então, hoje eu fui informado que haviam fechado com o Kenedy e ele vai ser muito bem recebido pelo grupo. É um jogador que eu conheço muito bem desde o tempo do Fluminense em 2014. Está na Europa. É um jogador que tem grandes qualidades e é mais um que vai ser recebido de braços abertos. Mais um que vem para nos reforçar porque, volto a repetir, quanto mais forte nosso grupo tiver, maiores são as chances da gente conquistar títulos”.

Flamengo do Renato

“Se é o Flamengo do Renato, eu não sei. Eu sei que eu gosto de onde eu trabalho e eu gosto disso. De alegria, da entrega, da reponsabilidade e isso tudo, o grupo do Flamengo tem. Como eu já falei, nós temos jogadores diferenciados e nem por isso eu deixo de cobrar do grupo, seja nos treinamentos, seja nos jogos. Mas é um grupo bastante responsável. Nosso objetivo é conquistar títulos. A gente sabe que nós vamos ser cobrados por todo mundo. Então, a gente gosta desse tipo de responsabilidade, a gente gosta desse tipo de desafios. Sempre buscando vitórias. Esse é o nosso objetivo”.

Ameaça de clubes ao Flamengo

“Todo clube que tem condições, procura se reforçar. O Flamengo faz isso, Atlético faz isso, o próprio Palmeiras faz isso. É aquilo que eu falo. Quanto mais forte tiver seu grupo, mais chance você tem de conquistar. Então a gente respeita todos os outros clubes, independente se eles estão contratando ou não. O meu pensamento está totalmente voltado aqui no Flamengo. É trabalhar esse grupo cada vez mais. Qualquer clube sempre vai ter o nosso respeito. O mais importante é o que a gente faz aqui no Flamengo”.

Favoritismo contra o Fluminense numa possível semifinal

“Eu respeito a opinião de todo mundo, mas esse negócio de favoritismo, não entra aqui. O Flamengo busca sempre a vitória, respeita todos os adversários. O torcedor, o jornalista, ele tem o direito de opinar, achar esse ou aquele o favorito, mas aqui a gente não pensa dessa forma. A gente pensa sempre em trabalhar, respeitando o adversário e buscar as vitórias. Esse é o objetivo do Flamengo”.