Ontem (16), depois de vários pedidos por parte do Flamengo, saiu a confirmação da presença do público no jogo de volta das oitavas de final da Libertadores. Dessa forma, a partida contra o Defensa y Justicia — que aceitou a decisão — ocorrerá no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.
Por mais que o Flamengo esteja confortável com o uso do Mané Garrincha para essa partida, o clube também tentou a liberação do público no Maracanã. Por isso, chegou a protocolar um pedido junto à Secretaria da Saúde. No entanto, o Governo do Distrito Federal demonstrou uma maior facilidade para aprovar essa decisão.
Siga o Diário do Fla no Twitter
A partir disso, o Chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, anunciou os protocolos a serem seguidos a fim de que o público possa retornar aos estádios com segurança nesse momento de pandemia.
Medidas para a liberação do público no jogo do Flamengo
Primeiramente, o estádio terá 25% como limite de ocupação. No caso do Mané Garrincha, essa porcentagem representa um total de 15 mil pessoas. Além disso, os torcedores só poderão comprar os ingressos pela internet. Mas, para isso, as pessoas terão que apresentar comprovantes na entrada do estádio, como o cartão de vacinação (com as vacinas de duas doses ou dose única aplicadas) e um teste PCR negativo para a Covid-19 com até 48 horas de antecedência em relação à partida.
Siga o Diário do Fla no Instagram
Ainda mais, outros pontos que merecem destaque são: a proibição de menores de 18 anos e gestantes no evento; o distanciamento das pessoas dentro do estádio, com a possibilidade de grupos que reúnam no máximo 6 pessoas; além, claro, do uso obrigatório de máscaras e da permissão para a entrada de álcool gel no estádio.
Sobre os jogadores, o protocolo definiu que aqueles que estiverem no banco de reservas também terão de cumprir o distanciamento social. Apesar de estarem prontos para o jogo, eles deverão usar máscara o tempo todo.
A partida de volta contra o Defensa y Justicia será na próxima quarta-feira (21/07), às 21:30h. O Flamengo conquistou a vitória em Buenos Aires, mas com muita dificuldade e várias críticas. Agora, o rubro-negro precisa apenas de um empate para conseguir a classificação para as quartas de final da Libertadores.