A diretoria do Flamengo não gostou da CBF voltar atrás e dizer que não vai cumprir a promessa de adiar os jogos em data FIFA, com isso, o Mais Querido jogará contra Bragantino, Fortaleza e Juventude sem Arrascaeta, Gabigol, Everton Ribeiro e Isla, que estão com as suas seleções disputando as Eliminatórias para Copa do Mundo 2022.
Porém, não para por aí. O problema entre Flamengo e CBF é antigo. O “Lance” fez um levantamento e levando-se em consideração Eliminatórias da Copa, Copa América, Seleção Olímpicas e quando os atletas voltam as seleções lesionados, o Mengão já ficou desfalcado em 45 oportunidades. Se Arrascaeta, Gabigol, Everton Ribeiro e Isla não jogam, contam-se quatro desfalques.
O capitão rubro-negro, Everton Ribeiro, tem desfalcado o time desde 2020, em outubro foi convocado para disputar as Eliminatórias da Copa do Mundo, ficando de fora contra Sport, Vasco e Goiás. Em novembro esteve de novo com Tite, sendo ausência contra São Paulo e Atlético-GO. Em 2021, ficou de fora enquanto disputava a Copa América. Foram oito jogos sem Everton Ribeiro América-MG, Bragantino, Fortaleza, Juventude, Cuiabá, Fluminense e Atlético-MG, pelo Campeonato Brasileiro e Coritiba, pela Copa do Brasil.
Assim como o camisa 7, Pedro também foi convocado em novembro de 2020 e não jogou contra São Paulo e Atlético-GO. Na reapresentação, o atacante voltou com uma lesão muscular e foi ausência contra São Paulo, Coritiba e Racing (ARG). Em junho de 2021, foi toda aquela confusão de vai ou não para a Olimpíada de Tóquio. O camisa 21 queria muito disputar a competição, mas o Flamengo entendeu que precisaria do atacante já que estava sem Gabigol. Pedro também testou positivo logo após voltar da seleção olímpica e ficou de quarentena, sendo baixa contra América-MG, Coritiba e Red Bull Bragantino.
Rodrigo Caio também foi lembrado por Tite. Em outubro de 2020, foi convocado e não jogou pelo Mengão contra contra o Sport, Vasco e Goiás. Quando retornou, além do desgaste muscular, foi detectado um edema ósseo no joelho direito. Jutando seleção e tempo no departamento médico, o zagueiro ficou de fora de 16 partidas pelo Fla.
Infelizmente, Gabigol também têm sido desfalque. O artilheiro voltou a ser convocado por Tite e disputou a Copa América. Ao todo, foram 10 partidas sem poder contar com o artilheiro. Foram oito jogos na Copa América, um contra o Coritiba, que foi aquele jogo pela Copa do Brasil que o camisa 9 apresentou um laudo da CBF apontando um edema muscular, com isso, Gabriel Barbosa não se apresentou, o Flamengo não gostou da atitude e analisou o resultado do exame como inconclusivo e puniu o jogador por não se representar, já que a ideia do Mengão era fazer um novo exame no atleta.