Pedro passou por uma artroscopia para reparo da lesão no menisco medial do joelho direito, nesta segunda-feira (25/10). O atacante sofreu uma pancada no dia 13 de outubro, contra o Juventude e, inicialmente, segundo informações do clube, não parecia ser nada mais sério. Tanto que o jogador foi poupado da partida seguinte, contra o Cuiabá, mas entrou em campo por 32 minutos contra o Athletico, pela Copa do Brasil. Só depois de não ser relacionado para o clássico contra o Fluminense que foi divulgada a gravidade e a necessidade de cirurgia.
Entretanto, de acordo com o jornalista Pedro Ivo Almeida, da ESPN, internamente, a comissão técnica sabia que não era algo tão simples. O jornalista afirmou, durante o programa ‘Linha de Passe’, que, para a partida contra o Athletico, o atacante estava com menos 50% de condições físicas para atuar. O comentarista ainda disse que Renato sabia disso, mas, mesmo assim, optou por botar o centroavante na segunda etapa, o que agravou a lesão no joelho do atleta.
“Trago informações. O Pedro tinha menos de 50% de condições de ir a campo com o Athletico Paranaense na quarta, ele (Renato Gaúcho) sabia do risco, ele força o Pedro e isso agrava a lesão. Acho que isso é algo muito maior, que tem que ser explicado”, afirmou Pedro Ivo Almeida.
Vale destacar que após a derrota para o Fluminense no último sábado (23/10), o próprio Renato Gaúcho afirmou que sabia das condições do atacante e mesmo assim botou Pedro “risco” para atuar. O mesmo aconteceu com Bruno Henrique, que se lesionou em seguida. O motivo de ter feito isso, segundo o técnico, foi para mostrar aos críticos que não está poupando o time.
“Hoje a gente está pagando pelo Bruno Henrique, porque nós botamos o Bruno Henrique quando ele deveria ter sido poupado. Ele vinha se queixando muito do adutor dele. Nós colocamos ele para jogar, justamente para mostrar que não estávamos poupando. E estourou. O Pedro estava com dores muito fortes no joelho. Levamos ele para jogar contra o Athletico Paranaense. A gente sabia da densidade, que a gente precisa muito do Pedro também, mas estávamos correndo um risco de colocar o Pedro em campo. Ele jogou e agravou a lesão dele”, disse Renato Gaúcho na entrevista de imprensa.
A declaração do treinador, inclusive, foi muito criticada no programa Linha de Passe. O próprio Pedro Ivo Almeida cobrou que Marcos Braz dê explicações sobre o assunto na entrevista coletiva marcada para esta terça-feira.
“Ele (Braz) precisa explicar essas frases. Tem negligência? Qual a responsabilidade do Flamengo? Como você coloca um jogador que não está em plenas condições, para dar resposta para críticos? Com todo respeito. Isso além de um amadorismo, é imaturidade do Renato. A situação clínica do Bruno Henrique não pode ser menos importante que ‘respostinha’ para as redes sociais”, completou o comentarista.