Partida entre Flamengo e Barcelona-EQU não terá altitude

Diferente de algumas cidades do Equador, Guayaquil tem uma elevação de apenas 4 metros

(Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

O Flamengo enfrenta o Barcelona-EQU nesta quarta-feira (27/09), às 21h30, no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, pela partida de volta da semifinal da Libertadores. O Mais Querido entra em campo com uma vantagem por ter ganho a ida de 2 a 0 e há um outro ponto positivo no jogo: o confronto não terá altitude.

Isso porque, diferente de muitas cidades do Equador, Guayaquil é praticamente no nível do mar, com uma elevação de apenas 4 metros. As equipes de Quito, como a LDU, por exemplo, jogam em uma altitude de quase 3 mil metros, o que dificulta muito os confrontos para as equipes que não estão acostumadas.

O histórico do confronto deixa claro. Enquanto o Flamengo tem apenas 3 vitórias em 9 jogos atuando em alta atitude na Libertadores, com 5 derrotas, o Mais Querido tem um saldo positivo atuando em Guayaquil. Ao todo, são 12 partidas contra equipes da cidade, com 7 vitórias, 2 empates e somente 3 derrotas.

Isso não quer dizer que o jogo será fácil. O Barcelona está com um excelente rendimento atuando em casa na atual Libertadores. O time tem 4 vitórias e 1 empate em 5 confrontos jogando em Guayaquil, sendo 12 gols marcados e 3 sofridos. Isso que os jogos que venceu foram contra Santos, Boca Juniors, The Strongest e Vélez. Ou seja, será uma partida complicada para o Mais Querido, mas que pelo menos não terá a altitude como adversária.