No último domingo, o Flamengo venceu o São Paulo, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. Com uma grande partida coletiva do Mais Querido, muitos jornalistas apontaram como o melhor jogo do rubro-negro no ano.
Com as linhas sincronizadas e a marcação pressão foram muito elogiados pelos torcedores e imprensa. Porém uma mudança feita por Paulo Sousa que não foi muito notada inicialmente, mas que depois da analise feita, esclareceu a melhora rubro-negra.
Durante a live no Canal do jornalista Mauro Cezar, o convidado foi Victor, do Canal ‘Falso 9’. O analista destacou que Paulo Sousa fez uma mudança que surtiu efeito imediato entre os jogos contra Talleres e São Paulo.
“Mesmo fazendo uma boa partida contra o Talleres, o Flamengo permitiu em alguns momentos que os argentinos chegassem no ataque, isso se deu aos erros de passes que os volantes tiveram nesse confronto. Já contra o São Paulo, Paulo Sousa teve um bom entendimento e colocou os volantes jogando com os pés trocados. Com isso João Gomes jogou pela esquerda e Thiago Maia atuou pela direita, como eles atuam de frente para o seu gol com os pés trocados, acabaram tendo mais amplitude e isso influenciou diretamente no rendimento deles. Contra o Talleres, os volantes erraram 15 passes, já contra o São Paulo foram apenas cinco erros. Por isso, Flamengo teve um ótimo desempenho em todos os setores do campo”, disse Victor.
Victor analisou as possibilidades para a partida entre Flamengo e Palmeiras, para o analista o alviverde deve se portar defensivamente, buscando os contra-ataques, de maneira muito parecido como o Vasco se portou na semifinal do Carioca, porém com um leque muito maior de opções mais letais. Victor acha que a maneira de o Flamengo se aproveitar disso é tendo mais profundidade na partida.
“Acho que o Palmeiras deve se portar na defensiva, visto que o Flamengo por jogar em casa tende a sair mais para o jogo. Acredito que o time de Abel Ferreira vai se portar de maneira parecida como o Vasco jogou nas semifinais do Carioca, só que com muito mais opções para fazer essa transição ofensiva. O Flamengo precisa ter profundidade, algo que não teve na final da Libertadores. O Paulo Sousa talvez possa fazer uma mudança colocando o Pedro no lugar do Lázaro e puxando o Arrascaeta para a meia esquerda, acho que seria uma das saídas para ter profundidade na partida”.