Organizadas de Flamengo e Palmeiras prometem um cenário caótico no Uruguai

Torcidas estão marcando de brigar nas estradas para Montevidéu e no estádio

Organizadas de Flamengo e Palmeiras prometem um cenário caótico no Uruguai.
Foto: Divulgação

Flamengo e Palmeiras farão a grande final da Libertadores, no Estádio Centenário, no Uruguai. A rivalidade entre os dois times é bem antiga, mas se intensificou nos últimos anos com as equipes brigando páreo a páreo por títulos.

Siga o Diário do Fla no Twitter

Ainda se a definição se haverá ou não liberação de termos público na partida, as torcidas já começam a se movimentar para irem ao Uruguai. Porém, nem todos irão com a intenção de torcer por seu time de coração. O jornalista Mauro Cezar Pereira recebeu alguns áudios do WhatsApp de diversos grupos de torcidas organizadas de Flamengo e Palmeiras falando que farão um cenário de guerra no trajeto e no Uruguai. As duas torcidas já entraram em confronto diversas vezes e o cenário é muito preocupante. Em um dos áudios, um torcedor rubro-negro alerta sobre o clima de guerra e diz que não é jogo para crianças.

Siga o Diário do Fla no Instagram

“Calma aí, Flavinho, vai levar criança para um jogo desses? Não é Clube do Bolinha não, Flavinho, o negócio é sério. Flavinho, não é Beto Carreiro, não, cara. É jogo do Flamengo, final de Libertadores contra o Palmeiras. Não é negócio de Beto Carreiro, Tivoli Parque, Parque Shangai, Terra Encantada na Barra, Disney…”.

O torcedor ainda conclui dizendo que irão fazer coquetel Molotov dentro do ônibus: “Não é isso, não. Parada é cada um levar um oitão, uma caixa de munição, três-dois Rossi, umas vinte facas. Não é negócio de cabo de picareta, não. Leva pólvora, porra. Não pode vir com a mão, leva é pólvora, tem que levar é pólvora, o bagulho é sério. Leva gasolina já de casa, pra fazer coquetel Molotov dentro do ônibus. O que vai de nego sem ingresso e duro. Vai acabar com o Uruguai, com Montevidéu todo, vai saquear a cidade toda. Vai sair um monte de ônibus só com a cara e a coragem, sem um real. Vai dar merda, vai dar merda”.

Mauro Cezar também teve acesso aos áudios que circulam nos grupos da torcidas organizadas do Palmeiras, assim como para alguns rubro-negro, o jogo é visto como uma guerra, para muitos torcedores do time paulista também.

“Só para lembrar, tá? Caravana para o Uruguai não é passeio, hein. Sem fã clube, hein? Caravana do Uruguai é caravana de risco, hã, hã, hã. Imagina, daqui até o Uruguai torcida do Palmeiras… das desgraças. Você que vai pra fazer turismo, toma cuidado, hein? Toma cuidado, hein? Você torcedor do Palmeirão aí, ô fã clube. É estrada, cara. É ódio, é ódio, hein? É caravana”. ‘Vitinho é o principal reserva do Flamengo’, opina comentarista.

Um ex-membro de uma das torcidas organizadas do Flamengo diz que o confronto é inevitável e alerta que inocentes podem acabar sofrendo as consequências dessa guerra que as duas torcidas estão prometendo.

“Fico preocupadíssimo com a hipótese de uma tragédia ocorrer no trajeto e em Montevidéu com as torcidas do Flamengo e Palmeiras. Não estou mais em torcidas (…) mas acompanho o que ocorre pois ainda tenho amigos lá. Será uma tragédia anunciada que pode envolver muitas pessoas inocentes”.

Curta o Diário do Fla no Facebook

Estima-se que as torcidas organizadas levem cerca de 4000 pessoas para Montevidéu. Mesmo sem informações oficiais sobre a venda ou não de ingressos, as organizadas já estão montando as caravanas que sairão do Brasil de ônibus para a grande final. Ainda temos um pouco mais de um mês para a decisão e espera-se que os clubes e a Conmebol tomam as devidas providências para que essa promessa de guerra não acorra. O futebol deve ser sempre um ambiente de paz e respeito.