Agora é oficial! O Flamengo anunciou, nesta quinta-feira (09/06), a demissão do técnico português Paulo Sousa. O vínculo do novo treinador será até o fim do ano. Segundo o clube, o técnico do sub-20, Mário Jorge comanda o treino nesta sexta-feira.
O Clube de Regatas do Flamengo informa que o treinador Paulo Sousa e sua comissão técnica não comandam mais o time profissional.
A atividade da próxima sexta-feira (10) será dirigida por Mario Jorge, técnico do sub-20. #CRF
— Flamengo (@Flamengo) June 9, 2022
A diretoria rubro-negra já tinha definido que Paulo Sousa não ficaria mais no clube desde a derrota para o Fortaleza, no domingo (05/06). Entretanto, o técnico permaneceu no cargo até o clube fechar com um substituto, o que aconteceu na tarde desta quinta-feira.
Paulo Sousa foi contratado em dezembro do ano passado e comandou o Flamengo por 31 jogos, com 18 vitórias, 6 empates e 7 derrotas. O desempenho contra clubes da série A, entretanto, foi de apenas 37,8%, com 4 vitórias, 5 empates e 6 derrotas em 15 partidas.
Além disso, Paulo Sousa acumulou o vice do Campeonato Carioca contra o Fluminense e da Supercopa do Brasil, contra o Atlético-MG. Apesar da classificação na Libertadores, o péssimo começo do Brasileirão deixou insustentável a manutenção do técnico.
Dorival é o escolhido
O Flamengo foi atrás de um técnico do mercado nacional. A diretoria queria um treinador com conhecimento do futebol brasileiro e do elenco rubro-negro, pois ainda neste mês serão disputados os jogos das oitavas da Copa do Brasil e da Libertadores.
Então, os diretores acreditaram que um treinador estrangeiro não teria tempo hábil para se adaptar ao time, conhecer melhor as peças e preparar a equipe para esses importantes confrontos, que começam no dia 22 de junho.
Dorival Jr, então, foi o nome escolhido, apesar de não ter sido feito o anúncio oficial. O técnico conhece bem o Flamengo, já tendo comandado a equipe em 2012 e 2018 – quando ficou por 12 jogos, com 7 vitórias, 3 empates e apenas 2 derrotas -, indo agora para a terceira passagem, dele no clube.
O treinador teve um ótimo desempenho no Ceará. Contratado em abril pelo Vozão, Dorival comandou a equipe em 18 jogos, com 11 vitórias, 4 empates e apenas 3 derrotas, garantindo a classificação do clube ao mata-mata da Sul-Americana.