‘Nossa intensidade mental não foi a ideal’, diz Paulo Sousa após vitória contra o Vasco

Rubro-negro derrotou o rival por 1 a 0 e se classificou para a final do Carioca

'Nossa intensidade mental não foi a ideal', diz Paulo Sousa após vitória contra o Vasco
Foto: Reprodução/FlaTV

Neste domingo, o Flamengo voltou a campo pelo Campeonato Carioca. Em confronto válido pelo segundo jogo da semifinal do Carioca, o Rubro-Negro fez boa segunda etapa e derrotou o Vasco por 1 a 0. Após a partida, o técnico Paulo Sousa concedeu entrevista coletiva. Entre diversos assuntos, o treinador português criticou o mental dos jogadores no início do duelo.

Siga Diário do Fla no Twitter

”Nossa intensidade mental não foi a ideal. Nos primeiros 20 minutos, muita precipitação, não tínhamos intensidade. Não conseguimos, por isso, chegar perto do gol adversário. Sabíamos que na transição defensiva pelo lado direito poderíamos ter problemas. Mas, sobretudo, acho que fomos precipitados no controle, no passe, sem pressão. Jogadores de grande capacidade técnica perderam bolas simples, mas depois a equipe foi crescendo. Houve desgaste da equipe deles e deu para perceber especialmente na segunda parte”, disse, antes de emendar:

”A importância é nos aproximar do tetracampeonato. Esse foi sempre o objetivo do grupo nesta competição, importante duas vitórias sem sofrer gols, também é algo que a gente vem trabalhando. Com certeza as linhas mais altas podem não entender as partes mais estratégicas. Hoje, estrategicamente procuramos baixar os nossos blocos defensivos. Sem dúvida o que tínhamos planejado, aconteceu. Vencemos, não sofremos gols e podemos participar de uma final que podemos ser tetra”, complementou.

Confira outros trechos da coletiva:

Sobre erro nas finalizações no final da partida

”Não me parece que seja um erro crucial para eu corrigir. Eu os motivo, treinos de finalização a gente faz muito. Sabemos quais os jogadores que ocupam os lugares para finalizar. Nós procuramos dar soluções ao nosso elenco para poderem criar situações de gol. E nós criamos situações de gol a partir dos 20 minutos e poderíamos ter fechado a eliminatória mais cedo. Mas vamos continuar, tecnicamente temos jogadores com qualidade e quanto mais eficazes formos, seremos mais controladores do jogo e do adversário”

Recomposição defensiva do lado direito

”Há vários momentos do jogo. Inicialmente, era com maior foco do João. Em alguns momentos do jogo, o Arão também tinha esse posicionamento. Nos primeiros 20 minutos, com muitos erros, o próprio Arrascaeta não se posicionava rapidamente. Não é algo que queremos ter como dinâmica, porque os adversários são diferentes. Sobretudo, falando dos dois volantes, era importante reduzir distância dos jogadores que faziam a saída de bola com o Pedro e o Gabigol. E isso não aconteceu todas as vezes, o que ajudou a saída de bola deles. Nos outros jogos tivemos capacidade melhor de controlar isso”

Sobre Flamengo x Vasco

”É diferente. Essa energia que precisamos ter. Dou parabéns para nossa torcida, vamos precisar porque vamos passar por problemas delicados durante os jogos. Vamos precisar deles, para nunca abaixarmos a intensidade mental e podemos estar sempre nessa energia. É sem dúvida fundamental, é muito diferente, esse ambiente, em alguns jogadores, tem um peso. Esse ambiente do Maracanã com a nossa torcida é maravilhoso”

Diferença do primeiro e segundo tempo

”A equipe precisa estar sempre pronta. Temos que ganhar e estar prontos. É um processo, vai haver momentos com maior complexidade, como os primeiros 20 minutos de hoje. Rapidamente melhoramos, começamos a evoluir, foi aumentando durante o jogo. As substituições melhoraram, trouxemos qualidade, velocidade, com os blocos próximos. Tivemos mais facilidade depois. Os adversários quando correm atrás da bola, cansam. Isso vai acontecer durante o jogo e vai nos ajudar. Precisamos ser mais eficazes nas finalizações”

Sobre Marinho

”Vou repetir o que venho dizendo. Nosso adversário precisa temer a camisa do Flamengo, não os jogadores. Eles tem entendido cada vez mais que tem que treinar bem. Hoje, mais uma vez, o Marinho, o Pedro, tem um progresso. O próprio Vitinho entra muito bem. Por isso todos eles tem que se sentir titulares. Todos precisam estar preparados para nos oferecer o melhor”

Período sem jogos até a final

”Vamos aproveitar para recuperar alguns jogadores. Com nossa estrutura maravilhosa, nosso departamento médico. Queria agradecer, tem sido extraordinário. Primeira coisa é recuperar os jogadores, tanto fisicamente quanto mentalmente. Porque exigimos muito, essa complexidade aumenta a importância do descanso mental. Vamos continuar trabalhando, queremos mandar no jogo, nossos adversários vão oferecer mais dificuldade. Vamos também trabalhar outros conceitos da nossa linha defensiva. Um pouco de tudo”

Sobre as lesões e Pablo

”Isso não me preocupa. Temos um departamento extraordinário. Temos interagido muito bem. Temos que separar o que são as lesões articulares. Isso faz parte. Tudo aquilo que nós podemos trabalhar de alguma forma, temos vindo a fazer. Por isso não temos tido muitas lesões. Aumentamos a intensidade dos treinos e isso tem ajudado bastante. Em breve vamos poder contar com todos”

Sobre a fome pedida

”Jogadores com bastante compromisso. Ou seja, alguns deles com dificuldade de entendimento estratégico, mas com bastante compromisso. Claro, precisamos de todos, sobretudo sem bola. Todos precisam entender o que precisa ser feito. Depois, que possamos traduzir nosso domínio e oportunidades de gol, que sejamos mais efetivo”

Curta o Diário do Fla no Facebook