Na última terça-feira, o Fluminense eliminou o Cerro Porteño (Paraguai) pelo placar de 1 a 0. O tricolor carioca se juntou aos clubes Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Atlético-MG nas quartas de final da Copa Libertadores 2021. Com os 5 representantes, o Brasil quebrou o recorde dos anos de 2009, 2010, 2012 e 2019, quando levou 4 clubes às quartas.
Mas vale lembrar que esse número poderia ser maior caso o Internacional tivesse eliminado o Olimpia (Paraguai) nas oitavas de final. Dessa forma, o estrangeiro enfrentará o Flamengo na próxima fase da Libertadores, nos dias 11 e 18 de agosto (jogo de volta no Estádio Mané Garrincha).
Siga o Diário do Fla no Instagram
Além disso, outros clubes que passaram de fase foram: Barcelona de Guayaquil (Equador) e River Plate (Argentina). Esse último chama muito a atenção, porque é o único representante argentino nas quartas de final. É a primeira vez que o país conta com apenas um participante a essa altura da Libertadores desde 1986. Por outro lado, é a 5ª participação consecutiva do River Plate nessa etapa.
A partir disso, essa etapa da Libertadores contou com grandes confrontos entre times brasileiros e argentinos, nos quais os primeiros saíram com vantagem. Assim, o Atlético-MG eliminou o Boca Juniors, o São Paulo eliminou o Racing e o Flamengo eliminou o Defensa y Justicia com duas vitórias (placares de 1 a 0 e 4 a 1). Ainda mais, o próprio River Plate eliminou o Argentinos Juniors e o Vélez Sarsfield não conseguiu passar do Barcelona de Guayaquil.
De acordo com o levantamento do site UOL, Brasil e Argentina lideram a lista de países com o maior número de representantes nas quartas de final da competição sul-americana desde 1989 (ano em que a fase passou a ser disputada).
As quartas de final da Copa Libertadores
O chaveamento das quartas de final está definido. Além de Flamengo e Olimpia, a próxima fase da Copa Libertadores também contará com Palmeiras e São Paulo, Atlético-MG e River Plate e Fluminense e Barcelona de Guayaquil.
Assim, confira as respectivas datas dos confrontos abaixo:
Jogos de ida:
São Paulo x Palmeiras (10/08)
Olimpia x Flamengo (11/08)
River Plate x Atlético-MG (11/08)
Fluminense x Barcelona de Guayaquil (12/08)
Jogos de volta:
Palmeiras x São Paulo (17/08)
Flamengo x Olimpia (18/08)
Atlético-MG x River Plate (18/08)
Barcelona de Guayaquil x Fluminense (19/08)