Jornalista critica calendário de jogos da CBF: ‘Existe um silêncio generalizado’

Segundo Marcelo Barreto, é importante que os clubes protestem em conjunto contra o calendário logo quando ele for divulgado

Se precisasse poupar alguém, melhor seria no Campeonato Brasileiro, diz torcedor
Jogadores do Flamengo comemoram gol de Everton Ribeiro em partida contra o Athletico-PR, pelo Campeonato Brasileiro. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo.

Durante o programa “Redação SporTV”, o jornalista e apresentador Marcelo Barreto criticou o calendário de jogos da CBF. Segundo ele, “existe um silêncio generalizado” quando ocorre a divulgação do calendário oficial. No entanto, quando os desfalques começam a aparecer por conta das convocações para a Seleção Brasileira, alguns clubes prejudicados decidem se manifestar.

Siga Diário do Fla no Instagram

“Quando o calendário é divulgado, fica todo mundo quieto. Não tem uma revolta. Ela só acontece no ano seguinte quando o calo aperta. É justo dizer também o seguinte: não foi o o Flamengo que inventou isso, todo mundo faz isso no futebol brasileiro. Qual é o acordo tácito e coletivo que existe entre todos os clubes? ‘Vamos ficar quietinhos aqui, divulgar o calendário do jeito que ele é, com as inviáveis 16 datas para o Estadual, que não cabem’. E eu não estou dizendo que precisa acabar com o Estadual. Estou dizendo que com as 16 datas para o Estadual, não dá para ter Campeonato Brasileiro de pontos corridos, Copa do Brasil com o número de rodadas que tem, Libertadores durando o ano inteiro, Sul-Americana envolvendo quase todos os outros times da Série A do Brasileiro. A CBF divulga um calendário que não cabe. Aí tem sempre aquele cabo de guerra. A CBF impõe o calendário, os clubes aceitam passivamente, os clubes assinam, os clubes poderiam ter mais voz. Acho que tudo isso precisa ser debatido, mas o fato é que existe um silêncio generalizado. Quando chega o ano seguinte, cada um vai ver onde o calo aperta e vai reclamar. E os outros todos ficam quietos, porque para eles não interessa”, disse Marcelo Barreto.

Flamengo prejudicado por decisão da CBF

O Flamengo vem enfrentando dificuldades na temporada por conta dos desfalques, especialmente pelas convocações para as Seleções. Dessa forma, o Mais Querido já ficou mais de 60 dias sem poder contar com esses jogadores. Além disso, o Flamengo, por exemplo, já teve três jogos do Campeonato Brasileiro adiados: contra o Athletico-PR (4ª rodada), marcada para o dia 02/11; contra o Atlético-GO (19ª rodada), que acontecerá no dia 05/11; e contra o Grêmio (2ª rodada), ainda sem data.

Siga Diário do Fla no Twitter

De acordo com o novo calendário da CBF, a última rodada do Campeonato Brasileiro acontecerá no dia 9 de dezembro, quatro dias após o estipulado no início do ano. Mas também, houve a definição das finais da Copa do Brasil: que, anteriormente, estavam previstas para os dias 8 e 12 de dezembro, acontecerão nos dias 12 e 15 do mesmo mês.