João Gomes ou Thiago Maia: Quem é o melhor nome para substituir Gerson?

Confira os números dos dois jogadores do Flamengo

João Gomes ou Thiago Maia: Quem é o melhor nome para substituir Gerson no Fla x Flu?

Flamengo e Fluminense se enfrentam neste domingo às 16h na Neo Química Arena para mais uma rodada do Campeonato Brasileiro. Com a venda de Gerson para o Olympique de Marseille, sobrou uma vaga no meio de campo rubro-negro. Rogério Ceni terá a missão de escolher qual jogador será titular em campo. João Gomes e Thiago Maia são os favoritos para assumir a posição. Fla terá julho decisivo em três competições.

Siga o Diário do Fla no Twitter

Siga o Diário do Fla no Instagram

João Gomes e Thiago Maia são jogadores que estão no elenco atual do Flamengo e já demonstraram capacidade e personalidade para jogar no Mengão. Embora atuem mais ou menos na mesma posição, os dois tem características de jogo bem diferentes.

João Gomes é um jogador de 20 anos, nascido e criado no Ninho, que vem ganhando muito espaço na equipe desde a chegada de Rogério Ceni. O volante foi titular da equipe sub-20 do Mengão em 2019 e começou a ganhar destaque no time profissional em 2020. João Gomes é um volante clássico, com muita força física e boa marcação. Nestes últimos três jogos em que atuou, o Garoto do Ninho teve uma média de 58 toques na bola, 78% de precisão nos passes, 29% de disputas ganhas e 0.3 interceptações.

Thiago Maia tem 24 anos e começou sua carreira no Santos. Foi vendido ao Lille da França e atuou no futebol francês por três anos. Em 2020, foi emprestado ao Flamengo. O volante só passou a ter sequência na equipe rubro-negra com a chegada de Dome. Thiago Maia é um jogador que pode atuar tanto como primeiro e segundo volante quanto jogar mais avançado. No final do ano passado, teve uma lesão séria no joelho que o fez ficar afastado dos gramados por sete meses. O volante retornou a campo para uma partida oficial no último domingo contra o Juventude. Vestindo o Manto Sagrado, Thiago Maia tem ao todo um aproveitamento de 86% de passes certos, 153 bolas recuperadas, 47 desarmes e 1 assistência para gol.

Gerson foi apelidado de “coringa” em virtude da sua capacidade de atuar em diversas funções. Na sua passagem vitoriosa pelo Mengão, Gerson jogou 109 partidas com o Manto Sagrado, fez sete gols, 11 assistências, 88% de acerto de passe, 76% de dribles certos e teve média de um título conquistado a cada 14 jogos.

João Gomes e Thiago Maia são jogadores muito importantes para o Flamengo. Apesar de ambos serem bons nomes para a função de Gerson, o esquema tático do time fica diferente com a entrada de cada um. Caso João Gomes jogue, o Flamengo fica mais sólido defensivamente e o segundo homem do meio campo tem mais liberdade para atacar. Com o Thiago Maia, a equipe ganha mais qualidade na posse de bola e tem mais poder ofensivo. Cada jogador é importante em um determinado momento do jogo. Nada impede também que eles possam atuar juntos em uma mesma partida. Apesar de Gerson ser insubstituível, inquestionavelmente os dois estão preparados para jogar no meio campo do Flamengo.