Inédito! Pela primeira vez três clubes brasileiros se encontram nas semifinais da Libertadores

Com a eliminação do Fluminense, o Brasil não conseguiu encaixar 4 representantes na semifinal da Libertadores

Inédito! Pela primeira vez três clubes brasileiros se encontram nas semifinais da Libertadores
Jogadores do Flamengo comemoram gol em partida contra o Olimpia, pela Libertadores. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo.

Com a definição dos confrontos da semifinal da Copa Libertadores, já é possível afirmar que o Brasil terá pelo menos um representante na final no Estádio Centenário, em Montevidéu, no dia 27 de novembro. Isso porque de um lado da chave terá o confronto entre Palmeiras e Atlético-MG, enquanto que do outro terá Flamengo e Barcelona de Guayaquil (Equador). De acordo com o site GE, é a primeira vez na história que três clubes de um mesmo país estão na semifinal da competição.

No entanto, o Brasil teve a oportunidade única de chegar com força total à semifinal da Libertadores, ou seja, com 4 representantes. Mas com a eliminação do Fluminense para o Barcelona de Guayaquil, após 2 empates (2×2 no Maracanã e 1×1 no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo), acabou essa possibilidade. Além disso, o tão aguardado FlaxFlu pela Libertadores, ficará para uma próxima.

Siga o Diário do Fla no Instagram

Como foi mencionado anteriormente, é a primeira vez que três representantes do mesmo país se encontram numa semifinal de Libertadores. Mas, segundo um levantamento do GE, algo semelhante ocorreu na época em que a competição não tinha um confronto mata-mata na semifinal, mas uma etapa de disputa de grupos. Dessa forma, na edição de 1966, três equipes argentinas — River Plate, Boca Juniors e Independiente — chegaram a se enfrentar nessa etapa. Na ocasião, o River avançou para a final e enfrentou o Peñarol (Uruguai), que acabou conquistando o seu terceiro título.

Enfim, os jogos de ida da semifinal acontecerão no dia 22/09. Enquanto que os jogos de volta ficarão para o dia 29/09.

Siga o Diário do Fla no Twitter