Hidronefrose: Entenda o complicação renal de Gerson

Jogador está afastado das atividades do clube e aguarda novos exames

(Foto: Gilvan de Souza)

Internado no último final de semana após sentir dores abdominais, o volante Gerson recebeu alta nesta terça-feira. Diagnosticado com hidronefrose, o jogador agora espera o resultado de novos exames para saber a gravidade da lesão. Uma possível cirurgia ainda não foi descartada.

A hidronefrose é uma dilatação do rim, que é provocada através da obstrução ou bloqueio da passagem urinária. Em entrevista exclusiva ao Diário Do Fla, o nefrologista do Grupo de Assistência Médica Nefrológica (GAMEN), Guilherme Fonseca Mendes, explicou a origem da complicação.

“Dentre as causas mais comuns podemos destacar o Cálculo Renal. O acúmulo de urina no ureter causa uma dilatação, que pode gerar alguma obstrução. Infecções graves também podem levar a este problema, além do aumento da próstata, mais comum em homens mais velhos”, disse o médico.

Ainda não se sabe a gravidade do caso de Gerson. Contudo, a imprevista lesão pode se tornar um problema para o atleta, já que uma cirurgia ainda não foi descartada. O Dr. Guilherme também explicou as possíveis soluções para tratar o problema que afeta o camisa 20 da Gávea.

“Cada caso tem o seu tratamento. Cálculos obstrutivos podem ser operados e retirados. Nesse caso, pode-se colocar um dispositivo para liberar a passagem de urina. Quando a questão é a próstata, a colocação de sonda na uretra já resolve a obstrução e o paciente pode ser operado para redução da próstata. Em caso de tumores, mesmo que não se consiga tratar efetivamente, há possibilidade de colocar um ‘desvio’ para a drenagem da urina”, concluiu.

Clássio à vista 

Sem definição sobre o futuro do meia, o Flamengo se prepara para a próxima partida do Campeonato Carioca. O Rubro-Negro enfreta o Fluminense, neste domingo, às 16h, no Maracanã. Com a ausência de Gerson, Erick Pulgar e Allan, Tite tem investido no Garoto do Ninho Igor Jesus como solução para o meio de campo.