A hora do adeus: Gerson se despede do Flamengo deixando títulos e identificação

Foram oito títulos em apenas duas temporadas.

A hora do adeus: Gerson se despede do Flamengo deixando títulos e identificação
O título carioca foi o oitavo e último de Gerson pelo Flamengo. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

A passagem de Gerson pelo Flamengo tem fim nesta quarta-feira após o duelo diante do Fortaleza no Maracanã. Quase dois anos após sua estreia pelo rubro-negro, em 21 de julho de 2019, o meio-campista se despede do clube de coração para jogar no Olympique de Marseille (FRA). Em quase duas temporadas no clube, o atleta não deixou apenas títulos e desempenho. Do mágico time formado em 2019, Gerson foi um dos que criou maior vínculo com a torcida.

Acompanhe o Diário do Fla nas redes sociais

Facebook: https://www.facebook.com/diariofla
Twitter: twitter.com/fla_diario
Instagram: https://www.instagram.com/diariodofla_/

O meia foi anunciado como novo reforço em 12 de julho de 2019 e seu contrato tinha vigência com o Flamengo até dezembro de 2023. A chegada de Gerson ao clube era um projeto pessoal do jogador. Embora revelado pelo Fluminense, o coringa nunca escondeu que seu clube do coração é o Flamengo. Tanto que após a vitória sobre o Palmeiras na estreia do Brasileirão deste ano ele confirmou sua saída e atestou: “Realizei o meu sonho de jogar no meu clube de coração”.

Talvez passe por aí a forte identificação do jogador com a exigente torcida do Flamengo. Ao lado de Everton Ribeiro, Arrascaeta e Willian Arão, Gerson comandava um meio-campo que mudou o patamar do time rubro-negro a partir da chegada de Jorge Jesus, no meio da temporada 2019. Versátil, moderno e decisivo, Gerson foi conquistando cada rubro-negro com atuações de gala e protagonismo nos jogos importantes. Rapidamente virou ídolo da nação.

O volante defendeu o Flamengo em 109 partidas, contando com a última desta quarta-feira. Até aqui o Fla venceu 70 desses jogos (65%), empatou 21 e perdeu apenas 17. Gerson é o quarto integrante do escrete de 2019 a deixar o Fla. Antes dele o zagueiro Pablo Marí, o técnico Jorge Jesus e o lateral-direito Rafinha já seguiram seu caminho. Negociado por 25 milhões de euros ao futebol francês, Gerson rendeu ao Fla 114% de retorno em relação ao investimento inicial após sua compra por 12 milhões de euros. O valor de venda supera os 18 milhões obtidos pelo Fluminense em sua primeira negociação para a Europa, em 2016.

Gerson marcou seu primeiro gol pelo Flamengo na vitória por 3 a 2 sobre o Botafogo em 28 de julho de 2019. Esta era apenas a segunda partida do meia, que já mostrava o que estava por vir nos meses seguintes. No total foram sete gols com a camisa rubro-negra e 11 assistências. A média de participação direta (gols e assistências) do meia foi de uma a cada 9 partidas.

Pelo Flamengo Gerson enfileirou títulos, o clube onde ele mais aumentou sua galeria de troféus. Com a histórica camisa 8 de Adílio, o meia foi duas vezes campeão carioca (2020 e 2021), duas vezes campeão da Supercopa do Brasil (2020 e 2021), duas vezes campeão brasileiro (2020 e 2021), uma vez campeão da Recopa Sul-Americana (2020) e uma vez campeão da Copa Libertadores da América (2019). Um título a cada 13 partidas disputadas.