Gabigol, atacante do Flamengo, enfrentará julgamento nesta segunda-feira no Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) por suposta tentativa de fraude em um exame de controle de doping. A denúncia contra o jogador foi feita em dezembro passado, e o clube enviou sua defesa no final de janeiro. A expectativa dentro do clube é de que Gabigol seja absolvido.
O julgamento, que ocorrerá de forma online, contará com a participação do jogador, que deve prestar depoimento. Gabigol está sendo representado pelo advogado Bichara Neto, conhecido por ter defendido Paolo Guerrero em um caso de doping em 2017, e por Rodrigo Dunshee, vice-presidente geral e jurídico do Flamengo.
A denúncia, feita no dia 21 de dezembro, acusa Gabigol de violar o artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, referente a “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”. Caso seja condenado, o jogador pode enfrentar uma suspensão de até quatro anos.
O incidente em questão ocorreu em 8 de abril de 2023, no Centro de Treinamento Ninho do Urubu. Segundo relatos, Gabigol teria dificultado a realização do exame de doping, desrespeitando instruções e procedimentos, e agindo de forma hostil com os responsáveis pela coleta. O jogador teria se recusado a seguir as orientações, pegado o vaso coletor sem aviso prévio, e entregue o recipiente aberto, entre outras condutas que foram consideradas irregulares.
O processo, conhecido como “doping surpresa”, é conduzido pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) e consiste em testes realizados sem aviso prévio nos centros de treinamento dos clubes. Gabigol foi notificado sobre a tentativa de fraude em 30 de maio e desde então vem se defendendo das acusações através do suporte jurídico do Flamengo.