Flamengo vota mudança de estatuto que pode impedir Bandeira de Mello como candidato na próxima eleição

Mudança no entanto não afetaria o atual vice-presidente de futebol, Marcos Braz

Bandeira de Mello é denunciado por eventual responsabilidade na tragédia do Ninho
(Foto: Reprodução/Twitter)

O Conselho Deliberativo do Flamengo vota hoje uma mudança em seu estatuto que pode impedir de concorrer à presidência do clube quem ocupa cargos públicos com mandato eletivo. Na prática, a mudança, se aprovada, tende a inviabilizar uma eventual candidatura do deputado Eduardo Bandeira de Mello, que comandou o rubro-negro entre 2013 e 2018.

O ex-presidente do Flamengo é o único que se encaixa nesse perfil entre os possíveis candidatos nas eleições do clube no ano que vem. A alteração, no entanto, não impacta o vice-presidente de futebol, Marcos Braz – que concilia o cargo com a Câmara de Vereadores. Isso porque o impeditivo vale apenas para a presidência e vice do clube, mas não as funções temáticas. Braz não pensa em se candidatar.

Já Bandeira de Mello tem dito que não é sua intenção disputar o pleito. Mas defende que tenha o direito de decidir se concorre ou não. O parlamentar, que foi alvo de processos internos pela sua expulsão do quadro de sócios do Flamengo, repete a interlocutores que se trata de um “golpe”.

A propósito, também está na pauta da reunião extraordinária a proibição da reeleição. Com isso, o mandato do presidente seria ampliado de três para quatro anos.