O Flamengo perdeu para o Fluminense no último domingo por 1 a 0. Com a derrota, o Mais Querido teve o terceiro revés em clássicos no ano. O Mengão vinha sendo dominante nos confrontos contra seus rivais recentemente e não perdia três clássicos na mesma temporada desde 2016.
No dia 14 de março, o Flamengo sofria sua primeira derrota em clássico nesta temporada. O jogo foi válido pela Taça Guanabara e o Mengão foi derrotado pelo próprio Fluminense, também pelo placar mínimo. Vale lembrar que nesta partida, por ser início de temporada, o Rubro-Negro estava sem seus titulares. Em abril, o Fla perdeu para o Vasco por 3 a 1, na Taça Guanabara, desta vez com os titulares à disposição. A terceira derrota veio neste domingo na Neo Química Arena para o tricolor carioca.
Derrota em clássicos sempre tem um peso maior. Rogério Ceni está em um momento delicado como comandante do Rubro-Negro e mesmo sofrendo com muitos desfalques no elenco por conta das convocações para a Copa América, perder três jogos para rivais em uma única temporada, não ajuda nenhum técnico, ainda mais no Flamengo, que não acontecia desde 2016.
Acompanhe o Diário do Fla no Instagram
No dia 14 de fevereiro de 2016, o Flamengo foi derrotado pelo Vasco por 1 a 0 no Campeonato Carioca. Dois meses depois, na semifinal da mesma competição, outro revés para o Vasco, dessa vez por 2 a 0. Em junho, em jogo válido pelo Brasileirão, na Arena das Dunas, o Mengão perdeu de 2 a 1 para o Fluminense, chegando à terceira derrota em clássicos naquela temporada. A revolta dos torcedores pelas derrotas para os rivais é compreensível pelo retrospecto do Flamengo desde 2016. De lá até o início desta temporada, o Mengão disputou 63 clássicos, com 33 vitórias, 23 empates e 7 derrotas. Apesar das derrotas neste ano, o Fla ainda mantém vantagem sobre seus três rivais no histórico de confronto.
O Flamengo volta a campo na próxima quarta-feira contra o Atlético Mineiro, fora de casa, ás 19h, em jogo válido pela décima rodada do Brasileirão. O Rubro-Negro está 9 pontos atrás do líder Bragantino, mas o Mengão tem dois jogos a menos por conta dos desfalques com as convocações da Copa América. Os jogos contra o Grêmio, da segunda rodada, e Athletico-PR, da quarta rodada, foram adiados.