O Flamengo está intensificando os cuidados físicos com a equipe alternativa que disputará o início do Campeonato Carioca, formada principalmente por jovens da base. A preocupação do clube com a parte física dos garotos é maior em 2024, e o staff rubro-negro e os equipamentos levados para a Copa São Paulo de Futebol Júnior foram reforçados.
Como boa parte do elenco principal estará em pré-temporada nos Estados Unidos, um time alternativo do Flamengo se apresentará, sob o comando do técnico Mário Jorge, e entrará em campo nas primeiras rodadas do Carioca. O clube levou dois fisioterapeutas, dois preparadores físicos e uma psicóloga para acompanhar a delegação na Copinha. Além disso, foram levados materiais utilizados pelo profissional voltados para condicionamento e recuperação física.
A estratégia inclui o uso de meias compressivas no trajeto para o estádio, e após as partidas são aplicadas diversas técnicas de recuperação, como crioterapia com compressão ativa, uso de botas pneumáticas e biofotomodulação. O clube busca replicar as boas práticas e cuidados utilizados pelo time profissional.
O Flamengo encara o Audax-SP nesta quinta-feira na última partida da fase de grupos da Copinha, e em seguida, parte do grupo retorna ao Rio de Janeiro para a preparação visando o início do Carioca. A estreia do time alternativo está marcada para 21 de janeiro contra o Nova Iguaçu, em João Pessoa, na Paraíba. O objetivo é garantir que os jogadores cheguem condicionados e recuperados para suportar os jogos do Carioca.