O Flamengo firmou uma parceria com a empresa Bepass para implementar o uso de biometria facial no Maracanã. A ideia é que essa nova tecnologia comece a ser usada em jogos do Flamengo no estádio já a partir de 2023. O sistema visa agilizar o acesso dos torcedores e melhorar a segurança nas partidas.
O Palmeiras já utiliza a biometria facial no Allianz Parque, e é o único clube no Brasil que tem 100% dos acessos ao estádio realizados por meio dessa tecnologia. Os torcedores podem cadastrar seu rosto via celular, e o processo é concluído em menos de 10 segundos.
Por meio dessa parceria, o Flamengo estará em conformidade com a nova Lei Geral do Esporte (Lei nº 14.597/2023 – LGE), que foi sancionada em junho. O artigo 148 dessa lei estabelece a obrigatoriedade da adoção de biometria facial em estádios com capacidade igual ou superior a 20 mil pessoas, dentro de um prazo de dois anos.
Além disso, existe a expectativa de que o Fluminense também adote essa tecnologia, mas as negociações com o clube foram interrompidas temporariamente devido à final da Libertadores e devem ser retomadas em breve.