O Flamengo ressurgiu, oficialmente, nas discussões sobre uma possível chance de título após triunfos sobre Cruzeiro e Vasco, mas a derrota por 3 a 2 diante do Grêmio foi um duro golpe. A maneira como o Flamengo perdeu, aliás, traz uma estatística desanimadora para os torcedores rubro-negros. Entre os clubes da Série A, o Flamengo é o segundo que mais sofreu viradas em 2023, um total de sete.
Somente o América-MG, que ocupa a lanterna com 19 pontos e se encontra virtualmente rebaixado para a segunda divisão, supera o Flamengo nesse quesito, tendo sofrido 10 viradas. Esses dados foram levantados por Guilherme Maniaudet, do Espião Estatístico no portal “GE”.
O que torna essa estatística ainda mais curiosa é que, em pelo menos três dessas sete derrotas, o Flamengo estava com o jogo sob controle e tinha sofrido pouca pressão. Isso se repetiu contra o Grêmio na última quarta-feira e também ocorreu nos confrontos contra Athletico-PR e Internacional, nos quais os adversários venceram por 2 a 1 em seus respectivos campos.
Antes da derrota para o Grêmio, as outras seis viradas foram divididas igualmente entre os treinadores anteriores a Tite. Três delas ocorreram com Vítor Pereira, e as demais aconteceram sob a orientação de Jorge Sampaoli. Vale ressaltar que o treinador português perdeu duas finais após sofrer viradas. Primeiro na Supercopa do Brasil, na qual o Flamengo abriu o placar em 1 a 0 e acabou perdendo por 4 a 3. A outra foi na final da Taça Guanabara, na qual o Flamengo saiu na frente, mas o Fluminense conquistou o título vencendo por 2 a 1 – o Rubro-Negro tinha a vantagem do empate.