A evolução do Flamengo com Renato Gaúcho tem impressionado pelo pouco tempo de trabalho. O treinador conseguiu melhorar o que era uma das maiores dores de cabeça para o torcedor: a quantidade de gols perdidos. Com a chegada do técnico, o time precisa de menos chances para empurrar a bola pro fundo da rede, segundo o “UOL”.
Rodrigo Coutinho analisou o acerto nas finalizações antes e depois de Renato. Como o treinador tem 16 jogos no comando rubro-negro, foi feito o mesmo com as 16 partidas antes do comandante assumir o time. Com Portaluppi, houve um aumento de 15,2%. Essa é a atual diferença entre o 19º e o 1º em eficiência nas finalizações no Campeonato Brasileiro deste ano. Um dos fatores que ajudaram a melhorar esse desempenho foi a confiança que Renato Gaúcho passa diariamente aos jogadores. Além, treinamentos específicos e o posicionamento que a equipe ocupa no campo adversário.
O colunista analisou individualmente os sete jogadores ofensivos que mais tem atuado, pelos dados, Pedro e Michael tiveram uma grande evolução, com um aumento de 27% e 16% respectivamente. Flamengo dá show no primeiro dia do Estadual de Judô.