O Red Bull Bragantino busca ter Léo Ortiz em campo nos dias 6 e 13 de março, quando enfrentará o Botafogo na busca da classificação para a fase de grupos da Libertadores. Assim, a diretoria do Flamengo viu a necessidade de consultar a CBF, nesta sexta-feira, para sanar duvidas sobre o caso do zagueiro. Informação dada pelo jornal “O Globo”.
Até o momento, o defensor deve defender a atual equipe nos dois jogos contra o alvinegro carioca. Só depois, Léo Ortiz estaria totalmente à disposição do Flamengo. Para isto acontecer, a CBF explicou ao Rubro-Negro que será preciso cumprir a nova regra prevista no artigo 33 do Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas de Futebol (RNRTAF).
No artigo 33, a regra prevê que “rescisão por mútuo acordo ou o encerramento do contrato especial de trabalho desportivo (inclusive de empréstimo) com o clube anterior, ou a cessão temporária, ocorrida(o) entre os dias 01/04 a 19/04/2024, sendo que, nesses casos, a solicitação de transferência deve ser concluída no SNR até o dia 19/04/2024. O atleta em questão necessariamente deve ter participado do Campeonato Estadual de 2024”.
Desta forma, Léo Ortiz precisa ficar fora das próximas partidas do Campeonato Paulista, porém poderá atuar nos confrontos da segunda fase da pré-Libertadores. Contudo, para que a transação seja concluída com sucesso, o Flamengo terá que registrar o zagueiro até às 14h do dia 1 de abril. Assim, o zagueiro pode estar regularizado para atuar no primeiro jogo do Rubro-Negro na Libertadores.
Caso o prazo não seja cumprido, o atleta só poderá ficar à disposição do técnico Tite na segunda partida da fase de grupos. A pré-lista da Libertadores tem que ser entregue à Conmebol até o dia 29 de março.