Renato Gaúcho e Gabigol se entenderam muito bem desde o primeiro encontro no Flamengo. Os dois demonstram estar falando a mesma língua e unidos pelo objetivo de ser campeão com o Manto Sagrado. Artilheiro e treinador tem fome de gols e títulos.
No comando de Rogério Ceni, a equipe tinha o costume de recuar quando estava ganhando uma partida e diminuir o ímpeto. Isso parecia ser uma orientação de Rogério para os atletas e era algo que gerava muita reclamação por parte da torcida. O time começava pilhado e ia diminuindo o ritmo, em muitos momentos, era completamente dominado pelo adversário. Com Portaluppi isso não acontece. Um exemplo disso e fato curioso aconteceu na vitória contra o Corinthians, o Flamengo terminou o primeiro tempo ganhando por 3 a 0 e no vestiário, Renato pediu para a equipe não diminuir o ritmo, diante disso, Gabigol se levantou, apertou a mão do treinador e disse: ”Finalmente, era o que precisávamos escutar de um treinador”.
O Mais Querido tem 14 jogos com o comando de Renato Gaúcho e venceu o adversário por 3 ou mais gols em 8 oportunidades, representando mais de 57% dos jogos ganhos por goleada. No total, são 45 gols marcados, 10 sofridos, 12 vitórias, 1 derrota e 1 empate.