A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) definiu o formato do Campeonato Carioca de 2024 durante uma reunião com os clubes da Série A. O modelo adotado será semelhante ao do ano anterior, com doze clubes participando de uma fase de pontos corridos. Os quatro melhores colocados avançarão para as semifinais. A abertura do campeonato está prevista para os dias 17 e 18 de janeiro.
Os dirigentes presentes na reunião incluíram o presidente da Ferj, Rubens Lopes, e representantes dos clubes, como Thairo Arruda (CEO do Botafogo), Rodolfo Landim (presidente do Flamengo), Mario Bittencourt (presidente do Fluminense), e membros do departamento jurídico do Vasco.
Marcelo Vianna, diretor de competições da Ferj, informou que os clássicos começarão a partir da 6ª rodada. Além disso, os seis primeiros colocados da última edição do campeonato terão seis jogos em casa e cinco como visitantes. Os clubes concordaram que a partir da 4ª rodada será obrigatória a escalação de força máxima.
A primeira rodada terá os seguintes confrontos:
– Flamengo x Audax
– Volta Redonda x Fluminense
– Botafogo x Madureira
– Vasco x Boavista
– Nova Iguaçu x Sampaio Corrêa
– Portuguesa x Bangu
O primeiro clássico da competição, Flamengo x Vasco, está marcado para a sexta rodada, em 3 ou 4 de fevereiro.
Assim como nos últimos anos, a Ferj incluiu um termo no regulamento que exige a escalação do elenco principal das equipes, mas em 2024 a obrigatoriedade passará a valer a partir da quarta rodada, com possíveis punições financeiras para quem descumprir essa regra.