Fenômeno na base, ascensão nos profissionais, lesões e gols! Relembre a passagem de Matheus França no Flamengo

Meia foi negociado para o Crystal Palace

Flamengo
(Foto: Marcelo Cortes/CRF)

O Flamengo anunciou, na manhã deste sábado (05/08), a venda de Matheus França para o Crystal Palace. O meia, de 19 anos, foi um fenômeno na base rubro-negra e teve grandes momentos no profissional. A negociação foi por 20 milhões de euros (R$ 107,6), com mais 5 milhões (R$ 26,9 milhões) em metas e outros 5 caso ele seja melhor do mundo.

Matheus França chegou no Flamengo em 2016, aos 12 anos de idade. Rapidamente, se destacou na base do clube, disputando, inclusive, o Sul-Americano sub-15 pela Seleção Brasileira em 2019. Já em 2021, teve um ano mágico na categoria sub-17, sendo titular e campeão do Brasileiro, Copa do Brasil e Supercopa do Brasil.

O jogador fez todas as funções ofensivas, jogando de volante, armador, ponta e até centroavante. Inclusive, ainda com 17 anos, em 2021, subiu também para o sub-20, atuando de 9, com impacto imediato, sendo 6 gols e 3 assistências em 13 jogos. No final do mesmo ano, atuou pela primeira vez no profissional, disputando as duas últimas rodadas do Brasileirão.

Em 2022, despontou no profissional. Após jogar dois jogos do Carioca com o time de garotos, o jovem chamou atenção de Paulo Sousa. Matheus França marcou o primeiro gol no dia 12 de março, na goleada de 6 a 0 em cima do Bangu. Chegou a atuar em jogos da Libertadores, mas, quando estava tendo sequência, sofreu uma grave lesão contra o São Paulo.

O jovem teve que ficar três meses fora. Mas, na partida em que voltou aos profissionais, já fez um gol. E foi o primeiro dele na Libertadores, na goleada de 7 a 1 do Flamengo em cima do Olimpia, pela volta das oitavas de final da competição. Dorival Júnior já era o técnico rubro-negro.

Com o treinador, Matheus França se tornou o centroavante titular do “time do Brasileiro” de 2022. O jovem também balançou as redes contra o Goiás, Cuiabá, América-MG e Corinthians no ano. Já na atual temporada, estreou com o gol da vitória em cima do Audax, pela primeira rodada do Carioca, sendo titular do time alternativo.

Já com Vitor Pereira, o jogador recebeu algumas oportunidades e estava encantando o técnico, atuando principalmente pela ala. Foi titular do Flamengo na estreia da Libertadores e marcou o primeiro gol do time na competição, sendo um golaço na derrota para o Aucas. Após a chegada de Sampaoli, o jovem continuou atuando.

No dia 13 de maio, contra o Bahia, foi titular e marcou o primeiro gol da vitória do Flamengo por 3 a 2, sendo o último dele com o Manto Sagrado. No começo de junho, Matheus França sofreu uma lesão e ficou mais de um mês afastado. Ele retornou no dia 8 de julho, entrando no segundo tempo contra o Palmeiras, sendo a última partida pelo Mais Querido.

Após ela, chegou a ficar no banco contra o Fluminense, América-MG, Grêmio e Atlético-MG, mas não entrou. O Flamengo já negociava com Crystal Palace a venda do jogador, que foi concretizada. Ao todo, foram 53 jogos no profissional, com 9 gols e 1 assistência para o jovem de 19 anos.