Exemplo! Aos 36 anos, Diego é o jogador do Flamengo que faz mais trabalhos extracampo

Meia chega no CT 1h30 antes do horário marcado e continua para mais atividades após o fim do treino

(Foto: Reprodução/Alexandre Vidal/Flamengo)

O meia Diego Ribas é o jogador mais velho do elenco do Flamengo. Ainda assim, mesmo com a idade e já sendo consagrado no futebol, a disposição e o ímpeto é de um jovem começando a carreira. De acordo com o Márcio Tannure, gerente de saúde e alto rendimento do Mais Querido, em entrevista para a ESPN, o atleta é o jogador do rubro-negro que faz mais trabalhos extracampo.

Siga o Diário do Fla no Instagram

“Nos últimos cinco anos em que ele está com a gente, desde 2016, é um atleta que provavelmente – ou certamente – tem mais sessões de trabalho extracampo. O que a gente chama de trabalho de extracampo é trabalho preventivo, os trabalhos corretivos que nós fazemos em função das nossas avaliações físicas, fisiológicas e biomecânicas onde a gente descobre os desequilíbrios e onde podemos melhorar as valências. Ele é o atleta que tem maior adesão nisso”.

Nos siga também no Twitter

A matéria diz que Diego chega no Ninho do Urubu sempre 1h30 antes do horário marcado para o treino. Além disso, após a atividade, o meia continua fazendo trabalhos complementares. O resultado está evidenciado em campo. Na atual temporada, o atleta, que atua agora como volante, está entre os três que mais percorreram distâncias por jogo, sempre acima de 10 quilômetros. Tannure explicou que há um motivo científico de tamanha resistência.

“A gente sabe que a aptidão cardiopulmonar ou falando de uma maneira bem coloquial ou leiga, o gás da pessoa, o pulmão, a gente tem um pico entre 35 e 40 anos desde que você treine isso, óbvio. Não falo de uma pessoa sedentária. Mas numa pessoa treinada o ápice cardiopulmonar dela é entre 35 e 40 anos. Diferentemente do ápice muscular, que é em torno dos 30 anos. Então às vezes ele perde um pouco de força, porém ganha em capacidade pulmonar, o que significa uma valência física de resistência. Então ele suporta a atividade em alta intensidade por mais tempo”, disse.

Curta o Diário do Fla no Facebook

Vale destacar que Diego atuou em 15 dos 17 jogos da equipe principal do Flamengo na atual temporada. De acordo com a reportagem, o clube sabe que ele está próximo do limite e precisa de um descanso e o objetivo é que ele atinja essa marca, mas não ultrapasse, para evitar lesões. O meia está no Flamengo desde 2016 e já conquistou 10 títulos, sendo 1 Libertadores, 1 Recopa, 2 Brasileiros, 2 Supercopas e 4 Cariocas.