A ex-atleta e Coordenadora de Competições Femininas da CBF, Aline Pellegrino, anunciou a criação de mais uma divisão no futebol feminino, a partir de 2022, passará a existir o Campeonato Brasileiro Feminino A-3. Com isso, o número de participantes nas competições nacionais aumentará para 64 equipes.
“Vivemos um momento de muita maturidade das competições adultas femininas, com o aumento da competitividade entre os clubes e uma visibilidade cada dia maior. Permitindo que novas equipes ingressem no circuito nacional de competições, a divisão A-3 ajudará muito no aumento do mercado de trabalho para as atletas, além de incentivar o fortalecimento das categorias de base dos clubes, que ganham um calendário maior e mais estruturado”, destaca Aline Pellegrino, Coordenadora de Competições Femininas da CBF.
Os critérios adotadas para a Série A-3 será democrático e terá representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Serão os 27 campeões estaduais, somados aos 4 clubes melhores posicionados no Ranking Nacional de Clubes de Futebol Masculino de 2022 e 1 clube da federação melhor posicionada no Ranking Nacional de Federações de Futebol Feminino de 2022.
Se a equipe campeã estadual na temporada de 2021 já estiver classificada para a disputa do Campeonato Brasileiro Feminino A-1 ou A-2 de 2022, sua substituição se dará seguindo a ordem de classificação final do estadual que originou a vaga. Caso haja desistência de algum clube já classificado pelo Ranking Nacional de Clubes de Futebol Masculino de 2022, sua substituição será feita seguindo a classificação deste mesmo ranking.
O Brasileiro Feminino A-2 que conta atualmente com 36 equipes será remodelado, e passará a contar com 16 clubes em 2022. Na próxima temporada estarão classificados, os quatro rebaixados da A-1 2021 e as equipes que se classificarem para as oitavas de final da A-2 2021 (5° ao 16° colocados). Com a mudança, os times terão um calendário fixo a partir da próxima temporada, com a alternância apenas das equipes promovidas e rebaixadas entre as divisões nacionais.
Já o Campeonato Brasileiro Feminino A-1, principal competição do calendário de futebol feminino manterá o seu formato competitivo. A elite do futebol feminino seguirá com 16 integrantes em 2022, contando com os doze melhores colocados em 2021, além dos quatro clubes promovidos da Série A-2 2021. Em sua nona edição, a competição foi a primeira a ver a bola rolar em 2021 e atualmente está na disputa da nona rodada.