O futebol brasileiro vem despertando cada vez mais interesses de investidores de fora do país, recentemente alguns empresários através da SAF adquiriram partes dos clubes brasileiros. Como é um mercado onde o modelo ainda não tem força, os investidores veem com bons olhos, e até o Brasileirão vem chamando atenção.
De acordo com o ‘UOL’, nesta terça-feira, o presidente da La Liga, Javier Tebas, apresentou uma proposta para os clubes das Séries A e B para ajudar na organização da Liga em reestruturar Brasileiro.
A reunião foi realizada em São Paulo e contou com representantes de 35 clubes das Séries A e B. Dos considerados times grandes, apenas o Palmeiras não teve nenhum representante no evento.
A proposta não é de um modelo fechado, mas algumas exigências deverão ser cumpridas. Entre os pontos necessários estão: todos os clubes devem fazer concessões, centralização e padrão na venda do campeonato aumenta o valor, Fair Play financeiro e a definição e como a liga será gerida também estão em pauta.
O grande objetivo do encontro foi a apresentação da proposta da La Liga de funcionar como uma espécie de consultoria para a Liga do Brasileiro, em parceria com as empresas Alvarez & Marsal e da XP Investimentos.
Javier Tebas fez questão de afirmar que a necessidade de um controle financeiro dos clubes serão fundamentais para o andamento do projeto, a La Liga tem umas das ligas que mais impõe maior limite de gastos aos seus times.
Na visão do presidente de La Liga, o controle financeiro vai além da preocupação com endividamento dos clubes. Tebas explicou que parte do dinheiro arrecadado com a Liga teria a obrigatoriedade de ser investido em gramados e infraestrutura, além de pagar dívidas e aplicar dinheiro para o Marketing.