Flamengo e Grêmio se enfrentaram neste domingo (19/09), no Maracanã, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Diferente dos confrontos pela Copa do Brasil, desta vez a partida foi muito ruim. Em um jogo monótono, sem intensidade, o Mais Querido praticamente não conseguiu criar. O tricolor, por sua vez, se fechou e em uma das poucas vezes que foi para o ataque, abriu o placar com Borja, de cabeça, no último minuto do primeiro tempo. O adversário ainda teve a chance de ampliar, mas o controavante colombiano perdeu pênalti nos minutos finais e o jogo terminou em 1 a 0. Esta foi a segunda derrota do time no comando do Renato Gaúcho.
O primeiro tempo não foi bom. O Flamengo até começou melhor, tendo mais a bola, mas não conseguiu criar grandes chances. Em uma, aos 9, Gabigol recebeu dentro da área, de frente para o goleiro, mas furou na hora de dar o passe para o meio. Na outra, aos 32, Andreas Pereira tentou a enfiada, a zaga desviou e sobrou para Everton Ribeiro na entrada da área, sozinho, só que chutou muito mal, por cima. Vitinho assustou aos 37, em tentativa de cruzamento que quase foi gol. No escanteio, a melhor chance. O camsia 11 cruzou e Léo Pereira cabeceou bem, parando em Chapecó.
O Grêmio, por sua vez, dificultava muito a partida do Flamengo, que não conseguia criar com facilidade e atrapalhava a saída de bola rubro-negra. O tricolor chegava mais com perigo pelo lado esquerdo, com Ferreirinha e Borja. A equipe assustou algumas vezes e, então, aos 47 minutos, no último lance da primeira etapa, fez o primeiro. Ferreirinha avançou pela esquerda e cruzou na medida para Borja, que pulou por trás de Léo Pereira, livre, cabeceando sem chances para o Diego Alves.
A segunda etapa, por sua vez, foi ainda pior que a primeira. Começou com o goleiro do Grêmio sofrendo uma contusão. Depois de 5 minutos de atendimento, acabou sendo substituído por Brenno, que nem precisou trabalhar, pois o Flamengo não conseguia criar. Aos 18, Renato Gaúcho tirou Everton Ribeiro e Vitinho, para colocar Pedro e Bruno Henrique. Não deu certo e o time continuou mal. Jogo estava lento, a equipe sem intensidade e inspiração.
Aos 32, Renato Gaúcho tirou Isla e Michael para botar Matheuzinho e Kenedy, estreante do dia. Também não adiantou e o jogo continuou ruim, sem chances de gol. e a partida terminou com a derrota rubro-negra. O Grêmio teve a chance de ampliar aos 50, em pênalti de Borja, que Diego Alves pegou.
Na próxima rodada, o Mais Querido enfrenta o América-MG, no domingo (26/09), às 11h, no Independência. Antes, a equipe foca na semifinal da Libertadores, contra o Barcelona de Guayquil. A partida será disputada na quarta-feira (22/09), às 21h30, no Maracanã, com público.