Em jogo morno, Flamengo empata com Vélez e garante liderança do grupo na Libertadores

Rubro-negro teve um desempenho abaixo do padrão e partida terminou sem gols

(Foto: Reprodução/Marcelo Cortes/Flamengo)

Flamengo e Vélez se enfrentaram nesta quinta-feira (27/05), no Maracanã, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores. Os dois times já entraram em campo classificados para as oitavas de final, mas o jogo valia a liderança. Ainda assim, o ritmo foi muito abaixo, principalmente na primeira etapa. No segundo tempo, o rubro-negro carioca ainda criou algumas chances, porém não conseguiu balançar as redes. Com o empate sem gols, o Mais Querido garantiu a primeira colocação.

O primeiro tempo começou parecendo que o jogo seria movimentado. Logo aos 3 minutos, Flamengo chegou com perigo, a bola sobrou para Arrascaeta fora da área, que chutou com categoria e acertou a trave. Aos 13, o Vélez assustou em bola cruzada, que parou em grande defesa de Diego Alves. Porém, depois disso, a partida caiu muito de ritmo. Com Pedro no lugar de Bruno Henrique, suspenso, o rubro-negro ficou sem jogadores de velocidade e o ritmo ficou lento.

(Foto: Reprodução/Marcelo Cortes/Flamengo)

O Mais Querido só voltou a chegar com perigo aos 35, quando Arrascaeta passou para Isla, que foi bloqueado e Everton Ribeiro chutou, para defesa do goleiro. Dois minutos depois, o camisa 7 deu outra finalização, parando em Hoyos e, aos 39, Pedro aproveitou falha de Mancuello, avançou e tentou o cruzamento para Gabigol, livre, mas o goleiro antecipou. A partida foi para o intervalo sem mais grandes chances.

Na segunda etapa, o time melhorou. Aos 2 minutos, após cobrança curta de escanteio, Arrascaeata cruzou para Gustavo Henrique, que cabeceou com perigo, por cima. Já aos 10, Filipe Luís encontrou Pedro na entrada da área, que dominou, bateu rapidamente e a bola tirou tinta da trave. Aos 22, quase o primeiro. Gerson cruzou com capricho e o zagueiro cabeceou de novo, dessa vez na pequena área, parando em grande defesa do goleiro. Aos 27, outra boa chance, com bela finalização de Everton Ribeiro, de fora da área, que também parou em bonita intervenção de Hoyos.

(Foto: Reprodução/Marcelo Cortes/Flamengo)

A partida voltou a ficar lenta e sem boas oportunidades. Rogério Ceni tentou mudar. Tirou Gustavo Henrique – que sentiu-, Diego e Gerson- que não foi bem e saiu irritado -, para colocar Léo Pereira, João Gomes e Vitinho. Equipe continuou sem render e entrou Hugo Moura e Rodrigo Muniz, nas vagas de Everton Ribeiro e Pedro, ambos lesionados. Então, aos 43, a grande chance do jogo. Isla cruzou, Vitinho conseguiu dominar e chutou na pequena área, desequilibrado, mas foi por cima. Nos acréscimos, Arrascaeta ainda tentou de fora da área, mas não foi com muito perigo. No último minuto, o Vélez teve um jogador expulso, que não fez diferença para o jogo.

Com o empate, o Flamengo terminou a fase de grupos na 1ª colocação. O sorteio das oitavas de final vai ser feito na próxima terça-feira (01/06), às 13h. A Libertadores, por sua vez, só volta em julho, depois da Copa América. O rubro-negro, então, foca agora no Brasileirão. O Mais Querido entra em campo no domingo (30/05), às 16h, contra o Palmeiras, no Maracanã, pela primeira rodada da competição.