Em jogão, Peru se classifica nos pênaltis, após empatar em 3 a 3 com Paraguai

Piris da Motta converte a cobrança, mas Trauco, ex-Flamengo, garante classificação peruana para a semifinal da Copa América

(Foto: Reprodução/Twitter/SeleccionPeru)

Paraguai e Peru se enfrentaram nesta sexta-feira (02/07), no Estádio Olímpico de Goiás, pelas quartas de final da Copa América. A partida foi muito animada. O Paraguai saiu na frente, com gol de Gustavo Gómez, o Peru virou, com dois de Lapadula, e o zagueiro paraguaio autor do gol foi expulso. Ainda assim, empataram na segunda etapa, com Júnior Alonso. Os peruanos marcaram com Yotúm, mas, Carrillo foi expulso e Ávalos empatou por 3 a 3, aos 42. Nas cobranças, Piris da Motta até fez a quinta cobrança paraguaia, mas a seleção errou a seguinte e Miguel Trauco, ex-Mengão, garantiu a classificação peruana.

O jogo mal começou e o Paraguai abriu o placar. Aos 10, após cobrança de escanteio, Martínez cabeceou com força e Gallese fez linda defesa. Entretanto, no rebote, Gustavo Gómez abriu o placar. Aos 20, o Peru empatou, com gol de Lapadula. Então, um lance muito polêmico. Após dividida dentro da área, o jogador paraguaio caiu na área e pediu pênalti. A comentarista de arbitragem da ESPN achou que foi penalidade e, inclusive, poderia ser lance de expulsão, mas o juiz mandou o jogo seguir.

Então, aos 39, Lapadula fez o segundo do Peru, virando o jogo. A arbitragem voltou a aparecer. Gustavo Gómez, zagueiro do Palmeiras, tomou amarelo por reclamação aos 41 e, aos 45, sofreu o segundo cartão, sendo expulso, em um lance que a comentarista considerou que não foi para amarelo.

Mesmo com um a menos, o Paraguai conseguiu empatar. Em nova cobrança de escanteio, após desvio de Tapia, Júnior Alonso, zagueiro do Atlético-MG, chutou e marcou. Os paraguaios estavam segurando o jogo e, aos 33, o volante Piris da Motta, do Flamengo, entrou. Entretanto, apenas 2 minutos depois, o Yotún chutou de fora da área, a bola desviou em Rojas e entrou.

Mas, aos 38, o craque do Peru, André Carrillo sofreu segundo amarelo e foi expulso. Com o mesmo número de jogadores, o Paraguai foi para cima. Então, depois de lançamento para área, Samudio deu toque para o meio e Ávalos, na pequena área, botou para o fundo das redes, aos 42 do segundo tempo. A partida terminou em 3 a 3 e foi para os pênaltis.

A disputa chegou na 5ª cobrança com o Peru vencendo por 3 a 2. O Piris da Motta bateu a quinta penalidade para o Paraguai. Se errasse, o time estava eliminado. Mas, o volante rubro-negro bateu muito bem, com força, deslocando o goleiro, e empatou. O adversário teve a chance de fechar a série com Cueva, ex-São Paulo e Santos. Mas, o goleiro fez a defesa e salvou.

Entretanto, mesmo com a sobrevida, o Paraguai perdeu novamente. Miguel Trauco, ex-Flamengo, bateu com categoria, no cantinho e garantiu a vitória peruana. Com o resultado, o Peru enfrenta o vencedor de Brasil e Chile na semifinal. Piris da Motta, por sua vez, está livre para retornar ao Mais Querido.