Eleição da CBF pode implodir liga de clubes

Caos nos bastidores afasta interesse de união entre os clubes da Série A e B

Justiça autoriza penhora de mais de R$ 120 milhões do Flamengo; entenda
Presidente do Flamengo, Rodolfo Landim. Foto: Marcelo Cortes/Flamengo.

A sucessão na presidência da CBF determinará futuro da liga organizada pelos 40 clubes da Série A e B, Rogério Caboclo deve ser afastado do comando da CBF após ser acusado de assédio sexual. Contudo, certas demandas dos clubes podem ser atendidas, como mudanças de calendário e na arbitragem, em um novo mandato. Determinado cenário, deve acabar com investida da liga de clubes. Analise do colunista Marcel Rizzo.

Além disso, existe uma terceira pauta importante, o domínio dos direitos de transmissão do clube mandante. Entretanto, esta já está encaminhada em Brasília após lobby dos clubes no Congresso e no governo federal.

Siga diário do Fla no Twitter 

A necessidade de mudança no calendário, consiste na suspensão dos jogos durante datas Fifa. Os clubes temem a formação do calendário com a existência da Copa do mundo no Qatar, em 2022. “A CBF tem evitado nos últimos anos coincidência com algumas datas Fifa, mas as partidas nacionais são marcadas para o dia seguinte às do Brasil, o que muitas vezes faz com que um atleta viaje longas distâncias para estar em campo menos de 24 horas depois de atuar pela seleção”, analisa Marcel Rizzo.

Apesar disso, existe também um movimento para que a CBF faça igual à Conmebol e divulgue publicamente o áudio de conversa entre os árbitros no dia seguinte aos jogos. Principalmente em relação ao uso do VAR.

Siga Diário do Fla no Instagram 

Outra situação que desagradou dirigentes do futebol brasileiro, foi o presidente do Flamengo ter aceitado ser um interventor da CBF. Landim foi nomeado junto com o presidente da Federação Paulista, Reinaldo Carneiro Bastos para organizar processo eleitoral da CBF.

“Para alguns dirigentes Landim deveria ter rejeitado o posto, até para seguir a Lei Pelé que proíbe comandantes de clubes de terem cargos na CBF — o juiz definiu os interventores por representatividade, ou seja, os presidentes do Flamengo, clube de maior torcida do Brasil, e da FPF, federação que tem mais clubes na elite nacional. Landim contatou alguns colegas, mas apenas para comunicar sua decisão de assumir”, afirmou o colunista do UOL Esporte.